Autor(es) do Trabalho: Giuliano Henrique Zem
Nome do Orientador: Sérgio Camargo
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

O presente trabalho, organizado a partir de trabalhos oriundos do PIBID UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Física 1, tem como objetivo utilizar experimentos de baixo custo e fácil acesso no ensino médio para a disciplina de física, assim aproximando o aluno da física experimental. Neste momento, o trabalho está para ser executado, contando com um experimento sobre eletromagnetismo prestes a ser aplicado em uma turma de terceiro ano no ensino público estadual, até o final do primeiro semestre de 2014. No modelo de ensino tradicional há uma grande deficiência no que se trata de atividades experimentais, muitos professores alegam a falta de tempo e recursos como fatores primordiais para não aplicarem experimentos em sala de aula. Baseado nessa afirmação este trabalho procura facilitar a experimentação no que dizem os quesitos citados. A metodologia aplicada consiste na produção do aparato experimental (motor eletromagnético rudimentar) antes da construção dos conceitos, de forma a problematizar as concepções espontâneas dos alunos, para assim construir o conceito em conjunto com a desconstrução de imagens errôneas de conceitos científicos. Os resultados já obtidos se encontram no âmbito da produção de planos de aula e no embasamento teórico sobre as possíveis metodologias a serem aplicadas nessa área. Ocasionalmente serão divulgados os resultados provenientes da aplicação das aulas planejadas. Expor os alunos ao experimento os torna passivos a experimentar o ocorrido e não apenas a verificar a informação (formação) do conceito, segundo Bondia(2001) isso os deixa “ex-postos” frente ao que os ocorre. Construindo assim uma posição crítica frente ao fenômeno, não meramente passiva a informação sobre o fenômeno. Pode-se aproximar essa metodologia das sugeridas por Oppenheimer e Correl (1964), e Saad e Pimentel (1979, a e b), de laboratório Biblioteca e laboratório circulante respectivamente, aonde os experimentos são de fácil acesso, produção e manuseio, e ocasionalmente podem ser até levados pelos alunos ou produzidos em casa.

Palavras-chave: Ensino de Física; Experimentação; Baixo custo.

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO NO ENSINO DE FÍSICA