Autor(es) do Trabalho: Henrique de Sena Kozlowski; Samanta Radaelli Bassotto; Tamires Maria Rodrigues
Nome do Orientador: Elaine de Cácia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (M)
Área Temática: Educação

Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do subprojeto de Geografia do PIBID-UFPR no Colégio Estadual Hildebrando de Araújo durante o primeiro semestre de 2014, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em atividades focadas na Cartografia Básica. Pereira (1994) defende que o papel da Geografia na escola é a alfabetização geográfica, ou seja, a transformação do espaço geográfico em uma janela que possibilite ao aluno o desvendamento da realidade. Partindo de um primeiro contato em sala de aula, foi percebida a dificuldade em despertar a atenção dos alunos quando lecionados os conteúdos de Orientação, Fusos Horários e Escalas de forma convencional (apenas teoria), pois os mesmos não conseguiam conectar a matéria ao seu cotidiano e sentir qual era a importância destes conteúdos, causando o seu desinteresse na disciplina. Carvalho (1998) afirma que a Geografia possibilita ao aluno desvelar o mundo pelos signos da representação gráfica, portanto a cartografia no ensino é um instrumento fundamental para a concretização da alfabetização geográfica. Com este propósito, passou-se a desenvolver atividades práticas diferenciadas que pudessem ser abordadas em sala de aula durante uma hora-aula, com o objetivo de trazer o conteúdo para a vivência cotidiana dos alunos e possibilitar o desenvolvimento do que chama Carneiro (1993) de habilidade técnica de leitura técnico-interpretativa de plantas, cartas e mapas. Com o grupo de trabalho do PIBID foi possível estudar e discutir métodos de atividades a fim de alcançar esse objetivo e aplicá-los aos alunos para verificar os resultados. Assim, dentre dois períodos semanais por turma, no primeiro era passada a parte teórica da matéria pela professora, já no segundo foi aplicada atividade prática relacionada a este conteúdo. A metodologia utilizada foi diferente para cada atividade desenvolvida, sendo: atividade de orientação englobando a localização da residência do aluno; trabalho sobre fuso horário utilizando o "Skype"; aplicação do jogo "batalha naval" na forma de uma gincana; e trabalho de desenho de objetos presentes em sala com escala. Os resultados obtidos variaram para cada tipo de atividade, no entanto, foi possível concluir, em geral, que em todas as atividades os alunos apresentaram um maior entusiasmo com a disciplina, e, consequentemente, um melhor aprendizado, quando comparado com o conteúdo sendo dado apenas de forma teórica. Foi concluído que agregar o assunto à realidade dos alunos e ao trabalhá-la de forma prática faz com que eles tenham sua atenção e curiosidade despertadas.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Atividades de Cartografia; Teoria-prática.

GEOGRAFIA NO DIA-A-DIA: DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO, FUSO HORÁRIO E ESCALA NO ENSINO MÉDIO