Autor(es) do Trabalho: Amanda Carvalho de Oliveira; Jéssica Conde; Marcos Vinicius de Jesus da Silva; Vinicius Pagani.
Nome do Orientador: Elisângela de Campos
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação
O PIBID de Matemática da UFPR atua em duas escolas, porém vamos comentar apenas uma delas, no caso o Colégio Estadual Pilar Maturana, no qual atuamos desde agosto de 2013, acompanhando a Professora Alessandra Zavala. Para desenvolver as atividades utilizamos como referencial teórico as tendências metodológicas da Educação Matemática, a saber: jogos e material concreto, o uso de software e resolução de problemas. A primeira atividade desenvolvida foi sobre gráficos de funções de primeiro e segundo grau feita com o uso do software GeoGebra, aplicada com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Nessa aula apresentamos o software para os alunos que gostaram da dinâmica. Mostramos apenas algumas ferramentas, como a de controles deslizantes. A atividade consistia em analisar os coeficientes das duas funções citadas, para isso usava-se o controle deslizante para variar os valores dos coeficientes e consequentemente mudava o gráfico. Porém, percebemos que os alunos não conseguiam perceber que ao mexer no controle mudavam-se os números dos coeficientes, e eles não sabiam expressar o que estavam observando. Em 2014, nossa professora supervisora está lecionando para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessas turmas desenvolvemos atividades como o Bingo da Potenciação e Radiciação e desenvolvemos uma sequência didática para a matéria de Estatística. No Bingo os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma cartela com alguns números, os quais deveriam ser representados na forma de potência ou de radical. Depois de verificar as contas dos alunos, os bolsistas entregaram as cartelas do bingo para que eles registrassem os valores. Para a premiação do bingo a professora levou alguns doces. Ocorrendo o jogo percebemos que os alunos demonstraram bastante interesse, tentaram dificultar as contas dos colegas, já que as cartelas que eles fizeram foram para outro grupo. Mas a atividade pode ser melhorada acrescentando-se mais opções de números. Para Estatística, queríamos apresentar os gráficos e tabelas para futuramente fazerem uma análise de dados. Para isso fizemos uma análise dos livros didáticos e depois decidimos os tipos de gráficos que iríamos apresentar aos alunos: gráficos de barra, setor e pictograma. Com isso, escolhemos alguns temas que os alunos se interessariam, com os quais elaboramos os questionários para os alunos responderem e analisarem depois. Então começamos a criar uma sequência didática com revisão de regra de três e porcentagem, introdução à estatística e apresentação de gráficos e tabelas. Acreditamos que os alunos irão aprender estatística.
Palavras-chave: PIBID Matemática; Sequência didática; Ensino Fundamental e Médio.