Autor(es) do Trabalho: Flávio Bueno Quadros; Natally Palaro da Fonseca.
Nome do Orientador: SIMONE MEDINA
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação

Com a finalidade de proporcionar a alunos da rede pública de ensino a possibilidade de uma melhor preparação para seu ingresso em uma universidade, o projeto Matemática do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Paraná - PIBID/UFPR tem levado à escola atividades extra curriculares, denominadas de "aulões de vestibular". O objetivo destas atividades é ajudar o aluno a ser inserido em uma universidade pública, ou mesmo particular, por meio da resolução das provas de matemática destas universidades como também da resolução das provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Programadas para realização aos sábados, na própria escola, estas atividades, também estão trazendo, de forma complementar, a melhora no aprendizado da Matemática, pois, para os alunos que tem dificuldades com certos conteúdos, terem essas aulas extras, proporciona mais conhecimento para o dia-a-dia em sala de aula, melhorando assim seu desempenho na avaliação escolar. Poder proporcionar ao aluno a possibilidade de ingressar em uma universidade é um sonho para qualquer professor, pois isto é uma forma de dar continuidade do seu trabalho em sala de aula, vendo seu aluno progredir e formando de certa forma futuros profissionais. A experiência com estas atividades tem sido bastante gratificante, pois já presenciamos o sucesso de vários alunos que ingressaram em universidades públicas e também em particulares, sendo nestas últimas com bolsas de estudo que variam de cinquenta a cem por cento. Observou-se também uma melhora nas notas da disciplina de matemática dos alunos que frequentaram as atividades e no aprendizado nos assuntos abordados nos "aulões de vestibular". Com a ajuda de professores esforçados a passarem os conhecimentos durante estas aulas e incentivar os alunos a fazer o vestibular, ou um curso técnico, ou ainda um concurso público para dar prosseguimento no pós escola é muito importante o aluno receber este incentivo. Portanto a inserção dos "aulões" preparatórios nas escolas públicas traz mais perto o acesso de um aluno desta a uma universidade e também agrega conhecimentos necessários para seu melhor desempenho no âmbito escolar.

Palavras-chave: ENEM; PIBID; Matemática.

AULÕES PREPARATÓRIOS PARA O VESTIBULAR