Autor(es) do Trabalho: Ramiro Gabriel Garcia
Nome do Orientador: Alexandro Dantas Trindade
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação

Pensando como historia educacional brasileira pode contribuir na discussão à respeito das nossas relações étnico-raciais, propomos este trabalho, que tem como objetivo discutir a relação entre a nossa história e a construção das relações étnico-raciais com grupos que fizeram e fazem parte da constituição da nossa Nação. Para tal, serão usados dois autores importantes do pensamento social Brasileiro, Helena Bomeny e Florestan Fernandes, será organizada e aplicada uma sequencia de três aulas para a disciplina de Sociologia do ensino médio, objetivando discutir os pontos de vista dos autores à respeito da questão proposta e uma atividade para avaliar se os objetivos foram alcançados. Helena Bomeny, nos oferece em sua obra “Intelectuais do Brasil” a discussão a respeito da trajetória educacional do Brasil e a formação dos seus intelectuais, neste sentido destacaremos, o analfabetismo no Brasil e sua relação com o voto, o Lugar que o negro e os imigrantes ocupam neste contexto pós- abolição e por fim a ideia de “higiene” social, proposta pelo bacharelismo brasileiro. Com Florestan Fernandes em sua celebre obra “ A integração do Negro na Sociedade de classes” reforçamos o argumento que Helena Bomeny apresenta, de que os negros jamais foram integrados à sociedade brasileira e que este fator tem muito a ver com a trajetória da nossa educação, os reflexos desta desintegração são facilmente vistos no Brasil contemporâneo, o que de certa forma contraria a ideia de democracia racial. Acreditamos que esta discussão é bastante fecunda para os alunos conhecerem melhor os interpretes do Brasil e suas ideias, ademais este projeto que contempla três aulas e uma atividade de avaliação, ajuda na implementação da lei nº 10.639/2003, que determina o ensino da história e a cultura afro-brasileiras, tanto nas escolas públicas e particulares.

Palavras-chave: Educação; Relações Étnico-raciais; Pensamento Social Brasileiro.

ENTRE O “BRASIL +500” E O “BRASIL OUTROS 500”, HELENA BOMENY E FLORESTAN FERNANDES VÃO ÀS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO