Autor(es) do Trabalho: Cristopher Kovalski Saporiti; Edimare Aparecida Cordeiro Chervinske; Eliane Forteski; Lucas Lipka Pedron; Selma Paula Lemos Guimarães.
Nome do Orientador: Karen Franklin da Silva
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (M)
Área Temática: Educação

O presente relato visa socializar uma experiência que tivemos com o PIBID Filosofia na Escola Estadual São Braz- Curitiba/PR. A partir da unidade curricular de Filosofia Política, buscamos relacionar teoria e prática em sala de aula para efetivamente partimos para a constituição de cidadãos críticos e autônomos, requerido pelo processo educacional. Partindo dos textos filosóficos de Aristóteles, especialmente Ética a Nicômaco e a Política, buscamos discutir temas como democracia, constituição das cidades, responsabilidade social, entre outros. As leituras em sala fundamentaram a participação efetiva nas instâncias políticas da Escola, e entre elas a própria representação dos alunos em meio a Instituição. A pesquisa sobre o grêmio estudantil foi consequência direta destas discussões, seu surgimento e concretização foi o ponto alto deste trabalho, principalmente em uma escola que nunca teve um grêmio estudantil desde a sua criação. O trabalho conduzido pela disciplina de filosofia e apoiado pela disciplina de história contou com a participação dos bolsistas do PIBID-Filosofia, que buscaram auxiliar na formulação teórica e prática destas novas experiências vividas pelos alunos do Ensino Médio. Os alunos do Ensino Médio ficaram à frente do trabalho e assumiram a tarefa de passar as informações obtidas aos alunos do Ensino Fundamental. Por saber que o processo de iniciação política é difícil, foi solicitado aos futuros candidatos ao grêmio estudantil que participassem de reuniões com a direção da escola para saber os trâmites legais para a ação do grêmio e o que poderia ser feito por esta instância no espaço escolar. A partir desta reunião elaboraram suas propostas de ação e começaram suas campanhas. Foram meses de bastante trabalho para todos, mas extremamente gratificantes para quem participou. Tivemos a oportunidade de ensinar a nossos alunos como fazer o processo político de forma ética visando o bem comum.

Palavras-chave: Grêmio Estudantil; Democracia e Cidadania; Filosofia Política.

DEMOCRACIA: A CRIAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL A PARTIR DA FILOSOFIA POLITICA. A EXPERIÊNCIA DO PIDIB NO COLÉGIO ESTADUAL SÃO BRÁZ