Autor(es) do Trabalho: Djonas Maciel Cordeiro; Eunice Cristine Corolo; Franciele Baja; Marcia Cristina Vital de Campos; Mayara Marquito Caetano; Patrícia Gomes Vidal Corrêa; Telma Satel; Thalita Mabel da Silva Souza; Valéria Bumiller Bini; Deborah Andrade Torquato Schimidt; Fernando José da Silva.
Nome do Orientador: Cristina Teixeira
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação
A escola tem um papel importante nos processos de sensibilização, conscientização, reflexão e mobilização em torno de questões presentes na sociedade contemporânea, dentre elas a questão ambiental. Esta é o objeto da educação ambiental, segundo a sua abordagem socioambiental (LIMA, 2011; SEGURA, 2001), e a justifica. Esta comunicação apresenta resultados parciais relacionados à metodologia utilizada no Projeto A temática ambiental na escola: uma proposta interdisciplinar, em andamento no Colégio estadual do Paraná. Com o objetivo de desenvolver ações de educação ambiental, considera-se, dentre outros pressupostos, que estas ações devem se articular às condições prévias e anseios da comunidade escolar para evitar os problemas decorrentes do fosso entre as determinações normativas (Leis, Diretrizes, Projetos, etc.) e a escola ainda não preparada para o trabalho com a temática ambiental. Neste sentido, antes de propor ações, o Projeto realizou o diagnóstico socioambiental do Colégio, que indicou possibilidades de ações de educação ambiental afins ao Colégio. Informações sobre a estrutura física, e institucional; o consumo (água, luz, alimentos, materiais em geral); as características sociais da comunidade escolar; os projetos relacionados ao meio ambiente e educação ambiental existentes no colégio, dentre outras, foram levantadas. Do diagnóstico foi criada uma representação gráfica das possibilidades de vias de inserção de ações de educação ambiental, como ferramenta para às decisões tomadas conjuntamente com a comunidade escolar sobre a escolha destas ações. Uma delas surgiu da identificação de projetos e ações pontuais voltados à formação de “ações sustentáveis” no Colégio, dentre eles, um projeto de sustentabilidade envolvendo toda a comunidade escolar, refletindo a preocupação da gestão escolar em considerar a temática ambiental na formação escolar. Ao integrar os interesses e potencialidades do Colégio à construção da educação ambiental do Projeto, foi possível passar da determinação para a possibilidade de escolha a partir da visualização das potencialidades e anseios do Colégio e das reflexões sobre educação ambiental propostas pelo Projeto. Desta forma, sob a análise das ações já desenvolvidas, o projeto integrou ao que já se encontra em andamento na instituição, partindo do princípio de que as atividades propostas sejam capazes de ser internalizadas pela instituição de tal forma que se torne possível seu autogerenciamento e a sua eficácia.