Autor(es) do Trabalho: Adriel Fonteles; Evandro Felipe Machado da costa; Francielly Paolla Guedes Rocha; Karameis Voitki; Khae Lhucas Ferreira Pereira; Luis Henrique Alves de Paula;Thomaz Bosquetto
Nome do Orientador: Walter Romero Menon Junior
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (N)
Área Temática: Educação

O trabalho visa contribuir com a formação dos futuros docentes na Disciplina de Filosofia possibilitando a familiarização com as exigências da profissão quanto à seleção de conteúdos, preparação de aulas, construção de planejamentos/planos de aula e produção de material didático em multimídia. Possibilitar o acompanhamento de aulas e interação com estudantes e professor de Filosofia no ambiente escolar avaliando novas possibilidades para o ensino de Filosofia na educação básica. O desenvolvimento do projeto compreende quatro etapas, sendo a primeira delas a inserção do/a acadêmico/a, bolsista do PIBID, como observador participante, durante um bimestre, período no qual acompanhará o desenvolvimento das aulas de Filosofia sobre uma das grandes áreas da disciplina. Na segunda etapa, o acadêmico/a realiza uma primeira intervenção pedagógica junto aos estudantes, em conjunto com o professor da disciplina, sobre um dos temas abordados no bimestre. Na terceira etapa, o bolsista do PIBID desenvolve um plano de aulas para um bimestre (planejamento bimestral) sobre uma das grandes áreas da filosofia e na quarta e última etapa, elabora uma unidade de aula em multimídia para ser utilizada em sala de aula. A Universidade possibilita a formação acadêmica, a pesquisa e o diálogo com a tradição filosófica e os principais temas filosóficos. No entanto, para tornar-se um professor da educação básica é necessário desenvolver outras habilidades como a seleção de conteúdos, a transposição didática e uma metodologia de trabalho que relacione os conteúdos filosóficos aos desafios que o jovem estudante encontra em sua vida pessoal, cidadania e futuro profissional. Deste modo, o programa está proporcionando de forma eficaz a interação dos bolsistas com os alunos, além de instigar a pesquisa de temas que decorrem em sala de aula. Segundo o relato dos próprios bolsistas é fundamental haver essa interação para tratar dos temas filosóficos, que tem como um fim possibilitar aprendizado mútuo entre professor e aluno. O nosso principal de texto de apoio foram as diretrizes curriculares para o ensino de filosofia do estado do Paraná e com base nas demandas e especificações desse documento, buscamos, através da nossa experiência, desenvolver um trabalho que o correspondesse de maneira satisfatória e ao mesmo tempo buscasse sanar os problemas que aqui expomos.

Palavras-chave: docência; ensino médio; alunos.

CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA