Autor(es) do Trabalho: Sarah Pimentel Palacio Garcia
Nome do Orientador: Nylcea Pedra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M)
Área Temática: Educação
O presente trabalho visa discutir a literatura em língua espanhola no contexto escolar, pois se observa a pouca atenção que se dá à literatura como expressão social da língua em tal contexto. Tal fenômeno se deve, entre outras coisas, à carência de obras literárias em língua espanhola no mercado editorial brasileiro, bem como em bibliotecas e livrarias. Alguns obstáculos apresentados pelas escolas brasileiras, de âmbito estrutural, a problematização acerca dos desencontros metodológicos de ensino de língua estrangeira e as dificuldades de identificação do aluno com a língua espanhola e a cultura hispano-americana, são alguns dos desafios do professor e os temas que gostaríamos de discutir nesta comunicação. A partir disso, este trabalho tenta lançar luzes sobre o desenvolvimento de aulas que abarquem as questões literárias e as obras produzidas em língua espanhola, tendo como respaldo teórico as concepções bakthianas de gênero discursivo e os estudos de Muniz e Cavalcante sobre o lugar da literatura nas aulas de espanhol. Uma das hipóteses que levantamos é que a língua espanhola pode estar sujeita a uma desvalorização, por ser a língua de países próximos. O objetivo do professor seria quebrar com esse pensamento, mostrando a cultura vasta e, muitas vezes, bastante próxima a nossa, que esses países possuem, a fim de que os alunos possam ter uma afinidade maior com a língua e, consequentemente, com as produções literárias. Outra dificuldade que nos parece recorrente são os materiais didáticos, que muitas vezes deixam a desejar na apresentação dos textos literários. Acreditamos que a produção literária é extremamente relevante no ensino, já que a língua não se faz somente como conteúdo gramatical. Deve-se evidenciar a língua não somente como forma bruta, mas também inserida nos discursos. Entendendo que o discurso literário é um entre os gêneros discursivos, e percebendo-o como construção social, como reflexo de uma cultura, como um texto de fruição estética, foi elaborada uma regência pelo PIBID espanhol, aplicada em Ensino Médio, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, criada a partir do conto “La noche de los feos” de Mario Benedetti. Apresentando-a, queremos evidenciar a possibilidade de um trabalho mais específico com o texto literário, nas aulas de espanhol como língua estrangeira e o quão frutíferas podem ser estas experiências.
Palavras-chave: Literatura em Língua Espanhola; Contexto Escolar; Ensino de Língua Estrangeira.
A LITERATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO ESCOLAR