Autor(es) do Trabalho: Ingrid Cardoso; Luana Cristina Baier
Nome do Orientador: Simone Medina
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Trabalho
Uma das atividades propostas pelo projeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Paraná PIBID/UFPR consiste em um Jornal Mural. Esta atividade está sendo desenvolvida nos dois colégios parceiros do projeto: Colégio Estadual Professor Manoel Ribas e Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme. O Jornal Mural tem como objetivodivulgar informaçõesrelativas à Matemática e à vida escolar de forma didática, usando textos, cores eimagens que despertem a atenção do aluno ao olhar o mural. Os murais foram implantados em locais de fácil acesso para permitir a visualização por parte de toda a comunidade escolar: alunos, professores e familiares. Cada mural é composto por três seções: uma primeira sobre temas matemáticos (curiosidades, personalidades, história, ...); uma segunda seção sobre profissões e possíveis relações com a matemática; e a terceira seção que é subdividida em duas partes, uma com informações importantes como datas do ENEM, Vestibulares, Olimpíadas ou de atividades da própria escola e outra com desafios ou pensamentos matemáticos.No Colégio Estadual Professor Manoel Ribas o jornal mural é direcionado a alunos do Ensino Fundamental e no Colégio Altair leme da Silva o é direcionado basicamente a alunos do Ensino Médio. As matérias produzidas para os murais são elaboradas com textos de fácil compreensão, sempre utilizando ao menos uma imagem que ajude na interpretação e motive a comunidade a ler o Jornal Mural. Um dos desafios do Jornal Mural é sanar dúvidas dos alunos com relação do por que estudar Matemática e para isto relata-se a importância desta disciplina nas diversas áreas do mercado de trabalho, por meio de matérias relacionadas às profissões. Outro desafio é trazer a Matemática para a realidade de cada aluno, mostrando, a partir da história e de desafios matemáticos, como ela está presente no nosso dia a dia, mostrando o porquê e para que os conceitos matemáticos surgiram e são estudados em sala de aula. E por fim, o Jornal Mural também tem por desafio motivar os alunos das escolas participantes a continuarem seus estudos, incentivando-os ao ingresso em uma universidade ou em cursos profissionalizantes. Finalizamos, concluímos que o jornal mural é uma ferramenta didática que ajuda no processo ensino/aprendizagem dos alunos, pois o interesse dos alunos é despertado e incentivado a todo o momento.