Autor(es) do Trabalho: Christiam Lendiuk Carneiro
Nome do Orientador: Elaine de Cassia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Educação
Os processos de ensino aprendizagem vivenciados através do projeto PIBID tem se tornado uma ferramenta de ensino valiosa aos discentes visto que tem implantado as novas tecnologias (TICs) para o ensino numa época em que esta pratica parece estar tão latente. Também entendemos que os processos de divulgação destes trabalhos precisavam seguir os mesmos caminhos de inovação e repensando este novo paradigma de ensino, surgiu entre os alunos do projeto, a busca pela divulgação detalhada das atividades desenvolvidas com fins a construir uma plataforma metodológica de livre consulta aos professores. A plataforma escolhida foi WEBLOG que por definição o registro de atividades ou desempenho regular de algo na rede de internet. Para muitos professores das redes de ensino, os trabalhos com viés tecnológico é um salto no escuro, portanto, buscamos apresentar um trabalho interativo e de esclarecimento sobre os pressupostos tecnológicos a cada atividade desenvolvida. Assim como os resultados considerados positivos que propiciam um caminho seguro a seguir, também são publicadas as descrições das falhas as quais por si só criam vertentes a serem evitadas ou alertam a reestruturações necessárias aos professores leitores das páginas dispostas. Conforme TAVARES (2014) ao referir-se as metodologias de apoio aos professores cursistas EAD esta deveria explicar “conceitos difíceis nele contidos, as vezes até antecipando pontos a serem vistos e cuja dificuldade você já prevê” e “desfazendo enganos de conceitos e preconceitos”. Conforme explana MOURAN (2014) temos que “Precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade [...] Nem planejamento fechado, nem criatividade desorganizada, que vira só improvisação”. As inserções no blog baseiam-se nas atividades iniciadas 2º sem. de 2011. Atualmente conta com 29 postagens, 60 categorias e com 6.310 visualizações (05/2014), sendo 234 visualizações no mês de abril. Dentre as temáticas mais visualizadas temos “Mapas Conceituais” com 635, “Geotecnologias um outro olhar da Geografia” com 491, “Dica – Site com diversas aulas interativas” 414. Durante a exposição das atividades são indicados os recursos mobilizados para a montagem e infraestrutura sempre visando recursos de baixos custo ou custo zero. Outro fator que até então não era pensado no ensino é que a virtualização transforma os leitores em co-autores já que nestas modalidades os blogs permitem a inserção de comentários, reprimendas e debates sobre o que ali foi exposto, confundindo e fundindo os papéis de leitor e autor dos textos através dessa interatividade.
Palavras-chave: weblog; metodologia; ensino.
SEMEANDO O APRENDIZADO EXPERENCIADO NO PIBID ATRAVÉS DE UM BLOG PARA UMA COLHEITA DE BONS FRUTOS A EDUCAÇÃO