Autor(es) do Trabalho: Lidia Roggenbaum; Lorena S. dos Santos; Camille C.W. de Souza; Dulce Stela Schramme; Jéssica da Costa Ricordi; Kamylla Canalli; Helen R.A. da Silva; Thaoara G.A. Lopes; Sandra Regina Colla; Amanda Schiontk; Julia Boriça Alves; Vanessa Grebogi; Janaina F. Stratnam; Neila Tonin Agranionih
Nome do Orientador: Neila Tonin Agranionih
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação
O objetivo do trabalho é relatar as atividades desenvolvidas pelo Projeto PIBID - Pedagogia 3 – Matemática na Educação Infantil, no Centro Municipal de Educação Infantil Nice Braga e no Centro Educação Infantil Pipa Encantada. O projeto se propõe a desenvolver atividades pautadas em referenciais da Resolução de Problemas e da Ludicidade, enquanto tendências metodológicas para o trabalho da Matemática na Educação Infantil, abordando temas como: conhecimentos físicos, espaço, forma, medidas, número e escritas numéricas. A inserção dos alunos-bolsistas no projeto envolveu: estudos teóricos; reconhecimento do campo de atuação, planejamento em conjunto com supervisores e coordenadores de área, desenvolvimento de situações didáticas planejadas, análise e reflexão dos resultados obtidos com as atividades, elaboração de diários de bordo e seminários de socialização e análise das práticas pedagógicas. Encontra-se em fase inicial de desenvolvimento no ano de 2014. Por essa razão o foco das atividades no primeiro semestre foram os estudos teóricos e o acompanhamento das turmas nos CMEI Nice Braga e CEI Pipa Encantada. No segundo semestre serão planejados e desenvolvidos os seguintes projetos junto às crianças: Futebol de Botão, Brincadeira Coelho sai da Toca, Livro de Figuras Geométricas, Teatro de Sombras, Jogo do Ludo. Considera-se que é nesta fase da criança que se inicia o desenvolvimento das estruturas lógicas e o pensamento matemático. É essencial que o professor conheça esse processo e saiba como estimulá-lo. Nesse sentido, tais projetos têm como meta o trabalho com conteúdos matemáticos na Educação Infantil respeitando as características próprias do desenvolvimento nessa faixa etária e envolvendo as crianças em atividades de natureza lúdica e interdisciplinar. Espera-se que a partir de atividades dessa natureza as crianças construam desde cedo uma relação de aprendizagem bastante positiva e produtiva em relação à Matemática.
Palavras-chave: formação de professores; Educação infantil; PIBID.