Autor(es) do Trabalho: Amabily Bohn; Deborah Talita Ruppel; Felipe José Ribeiro Benatti; Gabriela Breternitz Ribeiro; José Augusto Juski Júnior; Leandro Zanini de Mattos; Luana Kamarowski Lins Alves; Vinícius da Silva Will
Nome do Orientador: Márcia Helena Mendonça
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação
O trabalho apresentado compreende o período de março a maio de 2014 e objetiva relatar as atividades iniciais realizadas no Colégio Estadual Sebastião Saporski, por oito bolsistas do subprojeto Biologia 3 do PIBID/UFPR. Este subprojeto visa promover a constituição e a valorização do professor através da vivência do cotidiano escolar. A abordagem metodológica incluiu reuniões reflexivas, reuniões de trabalho e atividades na escola. Nas primeiras, foram abordados temas relacionados à educação com vistas ao preparo dos integrantes para a inserção na escola. A utilização de textos relacionados à educação foi ampla e as reuniões envolveram todos os integrantes do projeto. Promoveu-se a avaliação do conteúdo dos livros didáticos de ciências de diferentes séries e anos, que fazem parte do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), em forma de rodízio, propiciando a todos um contato com diferentes autores e abordagens. Nas reuniões de trabalho o foco foram discussões sobre planejamento e preparo de atividades e materiais didáticos, assim como reflexões sobre as novas experiências adquiridas pelos integrantes ao longo das semanas. As atividades na escola iniciaram-se com uma visita ao colégio, guiada pela professora supervisora, onde os pibidianos foram apresentados ao ambiente escolar. Os resultados começaram a se materializar com o início dos trabalhos em sala de aula. Os licenciandos acompanharam três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, beneficiando-se ao vivenciar as particularidades de cada uma delas. Durante as aulas teóricas, trabalhos de monitoria e acompanhamento foram realizados como suporte adicional aos alunos, sob a constante orientação da supervisora. O laboratório de ciências do colégio foi revitalizado pelos graduandos com a finalidade de sua utilização no correr do projeto, para favorecer um maior contato dos alunos com o ambiente científico. Os bolsistas têm conferido grande valor à suas experiências na realidade do contexto escolar. Encontram-se em vias de implementar aulas práticas, complementares ao conteúdo teórico, com o auxílio de microscópios, lâminas histológicas, maquetes e outros recursos didáticos. Pretende-se com tais atividades favorecer a integração dos educandos com a ciência, ao mesmo tempo em que se propicia uma adequada formação de professores por sua efetiva inserção na complexidade e desafios do cotidiano escolar. Referencial Teórico: BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998. BROCKELMANN, R.H. Observatório de Ciências 8º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2013.
Palavras-chave: PIBID; Educação; Escola.
COLÉGIO ESTADUAL SEBASTIÃO SAPORSKI E O PIBID/UFPR BIOLOGIA 3: O INÍCIO DE UM TRABALHO PROMISSOR