Autor(es) do Trabalho: Ana Laura De Brum Kury Da Silva; Anderson Chcrobut; Angelita Maria Dos Santos; Bruna Fialla Alves; Bruna Rafaela Motta; Carmina Monteiro Ribeiro; Caroline Lima Ramalho Casagrande; Danielle Fernanda Da Silva; Deborah Raymann De Souza; Emily Cristina Marques; Mariana Vidotti Nunes;Rafaela Costa Bueno; Sheynna Hyurya Domingues; Willian Carneiro Bianeck.
Nome do Orientador: Milena Ribeiro Martins
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)
Área Temática: Educação

Apresentaremos atividades de planejamento, realização e avaliação de leitura de textos literários realizadas com alunos de sétimo ano do Colégio Estadual Leôncio Correia. O objetivo maior do nosso projeto é dar a conhecer e fazer circular o acervo da biblioteca escolar, contribuindo com a melhoria da qualidade da leitura dos alunos do ensino fundamental. Para isso, nossas atividades têm contemplado: leitura em voz alta, leitura silenciosa, leitura expressiva, leitura dos alunos e leitura para os alunos, comentários a respeito do texto lido, produção de texto, discussão (entre os bolsistas) a respeito do acompanhamento da leitura pelos alunos, estratégias para o envolvimento durante a leitura, visitas à biblioteca, acompanhamento na escolha de livros, sugestões de leitura, compartilhamento de leitura, incentivo ao uso do acervo dessa biblioteca. Como o projeto foi iniciado em março deste ano, os resultados ainda são incipientes, mas apresentaremos também nossas hipóteses e observações a respeito das condições e dificuldades para a circulação dos acervos e para a efetiva leitura dos livros da biblioteca. Inserindo-nos na perspectiva doLetramento (Magda Soares, 1998) e, mais especificamente, do Letramento Literário (Rildo Cosson, 2009), pretendemos que os alunos do ensino fundamental se posicionem diante dos textos lidos, compartilhando sentidos apreendidos, assumindo-se como sujeitos do texto lido, estabelecendo relações entre o texto lido e outros textos, e entre os textos e o mundo do qual fazem parte. Temos trabalhado exclusivamente com livros que fazem parte do acervo distribuído pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Ao conhecer as dificuldades de leitura de alunos de escolas públicas, os bolsistas do nosso projeto auxiliarão os alunos de hoje e se prepararão para trabalhos futuros. Da mesma forma, nós bolsistas nos tornaremos capazes de compreender com mais profundidade as notícias da grande mídia a respeito da qualidade da leitura dos cidadãos brasileiros e do desempenho dos estudantes brasileiros em exames de leitura. Conhecer esse quadro nos permitirá encontrar meios para transformá-lo. As discussões com o coordenador têm por objetivo auxiliar os estudantes a contribuírem com a melhoria da qualidade de leitura nas escolas, por meio da discussão de situações vivenciadas, da leitura e discussão de textos teóricos, críticos e metodológicos.

Palavras-chave: Letramento; Biblioteca; PNBE.

FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTEGRANDO A BIBLIOTECA E A SALA DE AULA