Autor(es) do Trabalho: RAQUEL GONÇALVES DOS SANTOS; GISELLE HENEQUIN SIEMSEN; CAMILA SILVEIRA DA SILVA
Nome do Orientador: CAMILA SILVEIRA DA SILVA
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
 Setor de Ciências Exatas
Curso: Química - Licenciatura (N)
Área Temática: Educação

A utilização da Poesia no Ensino de Química ainda é algo pouco explorado, talvez pela falta de informação e formação dos professores nessa perspectiva. Acreditamos que o uso da Poesia na sala de aula de Química pode favorecer o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, contribuindo para uma compreensão mais ampla, por parte dos alunos e professores, sobre a Ciência e sua relação com outros campos do conhecimento, com a Literatura, Arte e Cultura em geral. Essa abordagem pode também privilegiar a formação de indivíduos mais críticos e estimular o incentivo à leitura e à escrita. O próprio entendimento da Química, por exemplo, pode ser aprimorado, ao se trabalhar nessa perspectiva. Desse modo, temos iniciado um trabalho, no âmbito do subprojeto do PIBID de Química, com o uso da Poesia na formação dos licenciandos e professores supervisores e nas propostas didáticas a serem desenvolvidas e aplicadas nas escolas parceiras, visando à contribuição para o entendimento sobre o uso de poemas como recurso didático e o uso da Poesia como estratégia de ensino. O presente texto relata uma atividade desenvolvida junto a alunos do Ensino Médio de uma escola central de Curitiba, fazendo uso do poema “Lágrima de Preta”, de António Gedeão, articulado ao desenvolvimento de experimentos sobre a temática “Soluções”. A atividade foi desenvolvida em duas aulas e aplicada por duas licenciandas do PIBID sob a supervisão da professora de Química. Participaram 25 alunos. Num primeiro momento, os alunos foram questionados sobre as suas concepções em relação ao tema “Soluções”, respondendo a um questionário. Em seguida, foi entregue a cada um dos alunos uma cópia do poema, que foi lido e interpretado por eles. Após esse momento, os alunos responderam por escrito, a outro questionário, em que as questões versavam sobre o tema principal do poema e os termos científicos presentes, buscando fazer relação com o conteúdo da aula. Na sequência, foram realizados experimentos em que os procedimentos tinham relação com o poema lido. Sobre os experimentos, os alunos também responderam a algumas questões. Ao final das atividades mencionadas, foi solicitado que os alunos escrevessem um poema e todos o fizeram apesar das dificuldades de escrita identificadas em alguns casos. Observou-se que eles conseguiram compreender a relação do poema com a experimentação. Os alunos responderam que essa interação entre Poesia e Experimentação facilita na compreensão do conteúdo, fornecendo uma formação diferenciada.Os alunos também avaliaram de modo positivo o uso da Poesia em sala de aula de Química.

Palavras-chave: POESIA; EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA; SOLUÇÕES.

ARTICULANDO POESIA E EXPERIMENTAÇÃO NA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO PIBID