Autor(es) do Trabalho: Ana Mara Dias Moreno; Izabel de Faria; Renata Ferrari Pegoretti; Rosana Arlete de Oliveira; Tamara Cristina da Silva Bozza.
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (M)
Área Temática: Educação
O subprojeto PIBID Geografia/UFPR que conta com o financiamento da Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atua em colaboração com algumas escolas estaduais de Curitiba, buscando desenvolver junto aos alunos a capacidade de compreender a dinâmica sócio-espacial, tendo como premissa de que através de uma educação crítico-reflexiva as aulas se tornam mais dinâmicas e atraentes. O presente trabalho faz parte do projeto interdisciplinar envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz situado no bairro Sítio Cercado – Curitiba. O qual foi subdividido em três etapas: aulas de pré-campo, campo e pós-campo. As aulas de pré-campo foram expositivas, com a utilização de multimídia, onde foram discutidos aspectos referentes à biogeografia, sociologia e geografia do município de Matinhos - PR. Conforme Figueiredo (2009) a aula de campo na disciplina de Geografia é essencial, pois através dela é possível identificar de fato o que é estudado na sala de aula, no campo também é possível perceber as diversas interações homem e meio. Sendo assim a aula de campo foi realizada utilizando como metodologia a aplicação de roteiro de campo para análise e registro dos aspectos observados. As aulas de pós-campo tiveram como produtos confecção de mapas temáticos, maquetes, murais de fotos e vídeo/documentário através de atividades em sala, podendo assim tornar a aprendizagem mais completa gerando uma melhor fixação dos conteúdos. Os trabalhos confeccionados nas etapas já mencionadas serão expostos na II Mostra Cultural Interdisciplinar: “Trilhando os Caminhos do Paraná” que será realizada no colégio no segundo semestre desse ano. Deste modo acredita-se que fazendo um link entre a teoria e a prática os alunos conseguem compreender a relação das disciplinas com o seu cotidiano, como mencionam Falcão e Pereira (2009, p. 06), ao destacar a importância da aula de campo em Geografia, propõe que é em campo que o aluno pode desenvolver sua visão crítica/cidadã do mundo onde vive, correlacionando teoria/prática, baseando-se nessa afirmação é que se observa a necessidade e importância da realização do trabalho de campo como metodologia no Ensino de Geografia, haja vista o enorme leque de possibilidades que a compreensão da realidade vista através dos olhos e não apenas de livros pode trazer para uma maior assimilação da realidade.
Palavras-chave: Aula de campo; Geografia; Interdisciplinaridade.
DA TEORIA À PRÁTICA: A AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA