Autor(es) do Trabalho: Henrique Bueno, Patrícia dos Santos Dotti do Prado e Sabrina Cesar Freitas
Nome do Orientador: Rafael Ginane Bezerra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação

O presente projeto constitui-se de modo “piloto” para notar os limites e alcances da relação entre Sociologia e Textos Literários. Visando desenvolver o conceito de consumo, partindo da perspectiva das ciências sociais, este trabalho teve como base a leitura, realizada em sala de aula, junto aos alunos, do conto Babá, de Phillip K. Dick. Em resumo, o conto retrata o cotidiano de uma família americana do futuro e o papel fundamental que as babás-robôs possuem neste contexto. Realizou-se a leitura integral do conto em sala de aula. Esta realizou-se enquanto convite, pois os alunos foram convidados a lerem, junto à nós, a história da família Fields. Esta ocorreu de forma voluntária pelos alunos, ocorrendo entre eles rodízio de leitura. Em função do conto, foram selecionados 4 subtemas para o desenvolvimento do tema geral do projeto, qual seja, o consumo. Escolhemos os seguintes subtemas: cultura, ideologia, status e obsolescência programada. As aulas posteriores à leitura tiveram como centro o desenvolvimento destes subtemas, assim, valemo-nos de diversos recursos multimídia, como trechos de filmes, charges, fotografias, propagandas e músicas, bem como o próprio conto. Metodológicamente, todas as aulas deram-se de acordo com o seguinte esquema: 1) releitura de um trecho do conto que ilustrasse a relação com a temática da aula; 2) a explicação oral do tema da aula 3) apresentação da relação do tema da aula com o consumo; 4) a visualização do tema a partir de determinada mídia. De modo geral, o uso de materiais não propriamente sociológicos, em especial o conto Babá, deu-se positivamente, pois auxiliaram nas discussões propostas e também aproximaram o universo abstrato das ciências sociais com o dos alunos, acarretando assim, proximidades entre ambos. Entretanto, o uso de mídias exige uma escola com estrutura adequada e que disponha de diversos materiais, como projetores, computadores, internet etc, situação essa não presente em todas escolas. Em relação à leitura propriamente dita, o convite à esta deu-se a partir da pergunta “vamos ler juntos o conto Babá?”. Inicialmente, os alunos pareceram desgostosos com a perspectiva, porém, a partir da participação mais pontual de alguns alunos, os demais se interessaram um pouco mais a cada aula. Observou-se que todos alunos acompanharam a leitura, porém, nem todos se propuseram a realizá-la em voz alta. A participação foi aspecto destacado no projeto, e um dos mais positivos, pois os alunos tanto leram como perguntaram e participaram das aulas.

Palavras-chave: Literatura; Ciências Sociais; Escola.

LITERATURA E A SOCIOLOGIA: O USO DE MATERIAIS NÃO-SOCIOLÓGICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS