Autor(es) do Trabalho: Eduardo Rengel; Mauro César Rufino; Tássila Zerbini Monteiro Pereira
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Tratar dos conteúdos específicos de Física em sala de aula, sem que estes sejam apresentados de forma contextualizada, dificilmente fará os alunos compreenderem suas relações no meio social. Deve-se incentivar o diálogo, atentando-se para não tratar separadamente as ciências sociais e naturais. Abordar os conteúdos de Física, tendo como enfoque as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), possibilita aos alunos criarem uma compreensão multidimensional e uma atitude crítica diante das problemáticas socioambientais. Possibilita também, terem a convicção de que o exercício da participação social e a defesa da cidadania são práticas indispensáveis. Dessa forma, é de fundamental importância abordar o tema Meio Ambiente nas aulas de Física. O projeto tem como objetivo incentivar os professores que lecionam a disciplina de Física no Ensino Médio, a utilizar o enfoque CTS no planejamento e desenvolvimento das aulas. Com a finalidade de introduzir o tema Meio Ambiente e investigar as concepções dos alunos, as quais serão analisadas e apresentadas neste trabalho, será realizada uma intervenção em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Curitiba, no âmbito do PIBID de Física. Nesta intervenção, passaremos um questionário aos alunos abordando assuntos como a relação dos conceitos de Física e o Meio Ambiente, a Matriz Energética Brasileira e a geração de energia. Após a entrega dos questionários pelos alunos, serão expostas as ideias a fim de compartilhá-las e discuti-las, iniciando a abordagem do tema nas aulas. A partir das análises e interpretações desta intervenção, apresentaremos propostas em um material destinado ao professor, o qual irá conter planejamentos e reflexões de intervenções em sala. As necessidades de se compreender os problemas relacionados ao enfoque CTS irão aumentar se houver maior contato com essas discussões, fazendo com que os professores fiquem mais receptivos a uma nova percepção e proposta de ensino de Ciências (ROCHA et al, 2011).

Palavras-chave: Ensino de Física; Enfoque CTS; Educação Ambiental.

O ENFOQUE CTS NA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL PARA PROFESSORES A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS