Autor(es) do Trabalho: Otavio Luiz Costa; Virginia Lourençon; Cassiana dos Reis Lopes; Rodrigo Martins
Nome do Orientador: Rafael Ginane Bezerra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação

Neste trabalho apresentamos um projeto de intervenção escolar que vem sendo organizado no âmbito do PIBID de Ciências Sociais. Considerando as proposições de Daniel Penac a respeito das estratégias para formação de novos leitores, o projeto parte do pressuposto de que o conteúdo da Sociologia Escolar pode ser trabalhado de forma vantajosa a partir da leitura de textos literários. Dada a dificuldade observada para se encontrar elementos da experiência subjetiva dos alunos para dar início ao trabalho com o conteúdo da disciplina, admite-se que a leitura coletiva de um mesmo texto literário pode fornecer o suporte para que estas experiências se manifestem. Para este projeto foi escolhido o conto “A noite dos feios” escrito pelo autor uruguaio Mario Benedetti. Trata-se de um conto relativamente curto e que pode ser lido no intervalo de uma aula. Trabalhado a partir da dinâmica da roda de leitura, na qual o texto é lido integralmente de forma coletiva – e em voz alta – o conteúdo do conto será tratado a partir da sequência metodológica “lembrar, problematizar e sistematizar”. Na primeira etapa – lembrar – os alunos são convidados a evocar um fragmento do conto e associar a ele, mediante a condução planejada do professor, as suas experiências ou conhecimentos familiares. Na segunda etapa – problematizar – os alunos são apresentados ao vocabulário conceitual e teórico da Sociologia. Finalmente, na terceira etapa – sistematizar – os alunos são convidados a redigir pequenos parágrafos com o objetivo de relacionar as suas experiências aos conceitos trabalhados. Dado o conteúdo do conto, serão trabalhados primeiramente os conceitos de estigma e de etnocentrismo. Em seguida, procurando explorar um nível mais elevado de abstração, os alunos serão apresentados ao modelo de interação entre estabelecidos e outsiders, tal como formulado por Norbert Elias. Com isto, pretende-se ao mesmo tempo trabalhar o conteúdo disciplinar da Sociologia e utilizar este conteúdo de forma instrumental para desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e argumentação.

Palavras-chave: Sociologia Escolar; Textos Literários; Leitura.

A NOITE DOS FEIOS: SOCIOLOGIA ESCOLAR E A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS