Autor(es) do Trabalho: Fabiano Silva Alves; Leandro Matheus Ratske da Silveira; Mauro César Rufino
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho está sendo desenvolvido, através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Física dois, e aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio, de um colégio da rede pública de ensino. O projeto trata-se do desenvolvimento de uma estratégia metodológica baseada na análise de “objetos-problemas”, presentes no cotidiano do estudante para o entendimento do conteúdo do ensino médio. Para este projeto, escolhemos o rádio como objeto-problema, uma vez que ele contempla diversos assuntos inerentes à terceira série. Além disso, o dispositivo também é um experimento contido no material didático desenvolvido pelo GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física). Durante o desenvolvimento do trabalho, iremos contemplar tanto a teoria quanto a prática, associando-as e aplicando-as na tecnologia estudada. A parte teórica será composta de aulas que contemplarão tanto as teorias físicas presentes no rádio, quanto o funcionamento do mesmo, assim elaborando um modelo conceitual, unindo teoria científica e tecnologia. A prática consistirá em separar os alunos em grupos para construírem um Rádio de Galena, e a partir da observação do funcionamento do rádio visualizar os fenômenos físicos nele presente. Para uma otimização do projeto, utilizaremos táticas de contextualização e problematização, visando uma conscientização dos aspectos científicos e tecnológicos presentes na sociedade, conceito que serviu de base para o movimento CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), em meados dos anos 1970. Nosso objetivo principal, é mostrar ao aluno que o conhecimento científico ensinado na escola, não serve apenas para a resolução de meros exercícios de um livro-texto ou de uma prova, mas também para compreender o mundo e as tecnologias que o cerca. Além disso, o estudante irá adquirir uma educação cientifica que poderá servir como embasamento para que ele possa tomar atitudes mais responsáveis frente a questões científicas ou tecnológicas. Para avaliar a eficácia do projeto, aplicaremos questionários, sendo um prévio e outro final, com a finalidade de fazer uma comparação de como a visão dos alunos, frente à tecnologia, mudou em virtude da aplicação de nosso projeto.

Palavras-chave: Contextualização; Problematização; Ensino de Física.

O COTIDIANO COMO OBJETO DE ANÁLISE PARA O ENSINO DE FÍSICA: O RÁDIO DE GALENA