Autor(es) do Trabalho: Angélica Roxinsky de Carvalho; Camila Maia; Débora de Farias Fidelis
Nome do Orientador: Rafael Ginane Bezerra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação
O presente trabalho, realizado pelo PIBID/Sociologia UFPR, buscou facilitar as práticas pedagógicas em sala de aula, relevantes a institucionalização da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira, com base na Lei 10.639/03, cujo objetivo visou o reconhecimento das demandas da comunidade afro-brasileira no sentido de promover a valorização da diversidade, oportunizando reflexões e práticas a cerca de uma educação para as relações étnico raciais e também apresentando contribuições sociais, políticas, culturais e históricas da população negra para sociedade. Durante a aplicação do projeto foi exposto diferentes ramos da cultura brasileira, bem como os diferentes veículos utilizados pelo racismo e sua disseminação. Utilizamos duas diferentes temáticas contemplada nos estudos das relações étnico raciais em conjunto com conceitos sociológicos. A partir de observações participantes em sala, no Colégio Estadual Pedro Macedo - Curitiba-PR no ano letivo de 2013 identificamos diferentes perfis das turmas em que aplicamos distintos recortes temáticos. Os temas trabalhados foram: Estigma, padrões de beleza e relações étnico-raciais: Apresentamos que o padrão de beleza dominante em nossa sociedade deve ser desnaturalizado, pois o lugar privilegiado conferido a branquitude em detrimento da estética negra é uma construção histórico, social, política e cultural; e, Racismo à brasileira apresentado pelo viés do humor: Salientamos a diferença de piadas com desfecho engraçado que tem a finalidade de inferiorizar grupos étnicos, enfatizando que o contador da piada e as mensagens transmitidas assumem posição perante determinada situação, de maneira quebrar o discurso de neutralidade. O trabalho atingiu objetivo inicial de materializar a Lei 10.639/03 em que visamos recuperar dentro do contexto escolar vivências e práticas culturais suprimidas ao longo da história em prol de um discurso hegemônico que estigmatizou a população negra. Por meio de participação da comunidade escolar percebemos o avanço do debate em torno da temática planejada, resultando na produção de cartazes e redações que visavam à promoção das relações raciais.