Autor(es) do Trabalho: Amanda Rodrigues da Rocha e Jéssica Aparecida Mateus
Nome do Orientador: Simone da Silva Soria Medina
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação
O projeto Matemática do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Paraná - PIBID/UFPR tem realizado, desde 2012 gincanas matemáticas junto ao Colégio Estadual Altair da Silva Leme. A primeira ocorreu em junho de 2012, porém a partir de 2013 estas têm ocorrido no mês de maio, em homenagem ao Dia da Matemática, que é comemorado nacionalmente na data de 6 de maio, data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, autor da obra O Homem que Calculava. Estas gincanas têm por objetivos despertar o interesse dos alunos pela Matemática; proporcionar dinamismo e interação entre os alunos; valorizá-los em aspectos intelectuais, culturais, históricos e artísticos, com atividades fora de sala de aula; proporcionar o estudo dos conteúdos matemáticos de maneira prazerosa na escola. O tema escolhido para a gincana deste ano foi a Copa do Mundo, já que o Brasil é o país sede deste evento em 2014. As atividades da Gincana foram programadas para realização em dois dias, no período matutino, e todos os alunos deste turno da escola são convidados a participar. Os alunos são divididos em 8 equipes, cada uma correspondendo a uma seleção campeã mundial: Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha, Alemanha, Itália, França e Inglaterra. As equipes foram divididas tomando como critério conter alunos de todas as séries, ou seja, alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Todas as atividades da Gincana contam pontos e ganha a equipe que ao final tiver a maior pontuação global. As atividades do primeiro dia de gincana são: caracterização (de acordo com o país), criação de grito de guerra e de um mascote relacionado com seu país, usando as peças do tangram; prova dos “desafios” - nesta prova serão distribuídos 5 cartões com desafios matemáticos, envolvendo conteúdos de área, perímetro, etc. No início do segundo dia acontece novamente a caracterização e na sequência a prova do “torta na cara” - nesta prova são feitas perguntas relacionadas a um texto “Copas do mundo” entregue aos membros da equipe no ato da inscrição, valendo pontos para quem acertar e o direito de dar uma “tortada” no adversário; e a última prova da gincana foi denominada de “prova do penalty” - nesta prova são feitas perguntas de matemática básica, cálculo de fração, adição, subtração e divisão. Quem acerta a pergunta tem o direito de chutar ao gol e seu adversário irá tentar defender o penalty.
Palavras-chave: Gincana; Copa do Mundo; Matemática.
GINCANA DA MATEMÁTIA NO COLÉGIO ALTAIR DA SILVA LEME