Autor(es) do Trabalho: Bruna Maciel Ramos
Nome do Orientador: Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M)
Área Temática: Educação

Tendo como norteadoras as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para Língua Estrangeira Moderna, o Projeto de Iniciação a Docência Espanhol (PIBID) visa trabalhar com os gêneros discursivos no contexto do ensino e aprendizagem como língua estrangeira. Partindo dos pressupostos bakhtinianos de que os gêneros do discurso representam de forma inesgotável a atividade humana e, somando a ele, a fala de Marcuschi ao considerar que novos gêneros surgem com o desmembramento de outros, segundo as necessidades ou as novas tecnologias, me proponho a apresentar nesta comunicação, uma atividade desenvolvida com os alunos do CELEM tendo como gêneros de partida o blog e o chat. Dentro das mudanças impressas até chegar aos gêneros trabalhados na atividade, podemos dizer que o blog é uma transmutação do gênero diário e o chat, do gênero bilhete. Vale lembrar que o interesse é trabalhar com gêneros que fazem parte da vida cotidiana dos alunos. Este estudo tem por objetivo avaliar satisfação/insatisfação dos alunos com proposta de atividade aplicada pelas bolsistas do PIBID no colégio Paulo Leminski. A pesquisa está sendo desenvolvida em duas etapas. A primeira baseia-se nas observações realizadas pelas bolsistas durante a aula, em relação ao comportamento dos alunos. E a segunda, em um questionário aplicado aos alunos pós-atividade buscando compreender quais os aspectos positivos e negativos identificados por eles durante a regência. A atividade proposta visou contribuir para o aprendizado dos alunos - aplicando o conhecimento relacionado a língua em uma conversação informal, bem como criar um ambiente de aproximação entre bolsistas e alunos através da divultgação de informações no blog na pós-atividade. As constatações iniciais nos mostram o interesse dos alunos não só no momento da atividade, mas no acesso ao blog depois que ela foi realizada, confirmando, com isso, que atividades elaboradas e desenvolvidas dentro da realidade de mundo dos alunos, podem ser grande motivadores do aprendizado da língua estrangeira.

Palavras-chave: gêneros discursivos; teoria; prática.

BLOGS E CHATS: A RELAÇÃO ENTRE TEÓRIA E PRÁTICA ATRAVÉS DOS GÊNEROS DISCURSIVOS