Autor(es) do Trabalho: WILLIAN CARNEIRO BIANECK; SHEYNNA HYURYA DOMINGUES; ANGELITA MARIA DOS SANTOS.
Nome do Orientador: MILENA RIBEIRO MARTINS
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Português (N)
Área Temática: Educação
A formação do leitor literário vai além da simples atividade de leitura como atividade escolar; essa formação compreende também o que será feito após essa leitura. Qual é o objetivo da leitura de um texto literário na escola? É com essa pergunta que utilizamos como estratégia a integração de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Leôncio Correia - CELC ao ambiente da biblioteca: primeiro, para que os alunos conheçam e utilizem os livros disponíveis no acervo escolar; segundo, para sair da comodidade de fornecer em sala de aula fragmentos de textos ou textos completos, mas que estão fora do contexto da obra. Para isso optamos por utilizar os poemas de Manuel Bandeira e José Paulo Paes – ambos os autores fazem parte do acervo PNBE disponível no CELC e que têm maior número de exemplares –, possibilitando a realização das atividades e propiciando a circulação das obras por meio de empréstimos. A supervisão do trabalho se dá pela Professora Orientadora Milena Ribeiro Martins, e há uma Professora de Língua Portuguesa: a Professora Delvir, que leciona no Ensino Médio. A Professora de Língua Portuguesa determina temas ou autores que irão ser trabalhados, e verificamos os livros do acervo do PNBE que correspondem às diretrizes passadas, sempre levando em conta as conversas e reuniões com o grupo do PIBID. A escolha dessas obras se deu em conversas com os alunos quando identificamos o pouco contato com esse gênero literário e suas dificuldades em compreender que o texto poético carrega um sentido e que também é um meio de representação histórica, cultural e social. As atividades de leitura na biblioteca seguem um roteiro de escolha do poema: leitura em grupo de no máximo quatro alunos, identificação do tema, reflexão e discussão sobre a temática do poema escolhido. Incentivamos também durante as atividades de leitura a utilização de dicionários, para que os alunos se habituem a buscar os significados de palavras desconhecidas para que não percam o interesse pela leitura do poema. Nosso papel durante as atividades é mediar a leitura e estimular as reflexões pessoais e promover o trânsito dessas reflexões entre os alunos. Estamos ainda no início do nosso projeto PIBID que começou em março de 2014, e pretendemos com essa atividade verificar se o contato com esse gênero literário de maneira orientada para a produção de sentido provocará nos alunos o interesse pela poesia, atualmente distante dos interesses de leitura dos alunos do Ensino Médio.
Palavras-chave:LITERATURA; FORMAÇÃO DE LEITORES; PNBE.