Autor(es) do Trabalho: Cassiano Ricardo Zambonin, Nino de Oliveira Faria Gonçalves.
Nome do Orientador: Cristiane Rocha Silva
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Tecnologia em Agroecologia (Setor Litoral (MT)
Área Temática: Meio Ambiente
O presente projeto de iniciação a docência esta sendo desenvolvido na Cmei Caminho alegre, município de Matinhos, Paraná, a escola atende crianças de três a cinco anos, possuindo quatro turmas de manhã e mais quatro turmas a tarde, cada uma contando com dez alunos em média, junto com todas as turmas esta sendo trabalhado a temática ambiental, dentro desta foi trabalhado o solo, realizando junto com todas as turmas experiências com os tipos de solo, as características físicas, como odor, textura, temperatura e cor, também foi produzida a tinta feita com os diferentes tipos de terra que as crianças trouxeram, depois as crianças realizaram pinturas com estas tintas, também dentro desta temática foi realizado o plantio de girassóis em copinhos, e a apresentação as crianças de diversos tipos de sementes, para que elas observassem as diferenças entre sementes e as separassem por tipo, as crianças e as “tias” foram muito receptivas as brincadeiras, a maioria participando ativamente das atividades, outra temática trabalhada foi a água, contando com a experiência do submarino feito de garrafa pet e bexiga, demonstrando o principio de funcionamento do submarino, outra experiência foi a do nível, feita com duas garrafas e mangueira transparente, onde duas crianças seguravam uma garrafa cada uma, e levantavam e abaixavam as garrafas repetidamente observando como a água conservando o nível subia e descia dentro das garrafas, também foi feita a medição da altura entre as duas crianças para descobrir o mais alto, levantando as garrafas o mais alto possível, a terceira experiência consistia em uma bacia cheia d’água, onde diversos objetos eram colocados; rolha, cadeado, balões com água e com ar, limão, pinhão, tampa de plástico e parafuso, então os objetos eram colocados sozinhos ou aos pares, com as crianças sendo instigadas a refletirem sobre quais matérias afundariam e quais boiariam, e o porque dessas ações, todas as atividades foram realizadas com a ajuda das crianças, as experiências foram muito bem recebidas pelas crianças, que chegavam a bater palmas quando os objetos afundavam, o próximo tema a ser trabalhado será o das plantas e do ciclo da água na natureza com a criação junto com as crianças de mini estufas produzidas com garrafa pet, para a demonstração da evaporação e da precipitação dentro das garrafas e do desenvolvimento das plantas dentro desse mini ecossistema, além dos experimentos foram construídos na escola um mini-cisterna para a captação de água da chuva e um pequeno viveiro de plantas, para servirem de material de apoio para atividades futuras.