Autor(es) do Trabalho: Elizamara Aparecida Braine; Neiva Samara Mendes Cavalcante
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

As Histórias em Quadrinhos (HQs) com o passar do tempo, conquistaram seu espaço na vida de leitores do mundo inteiro. Isso influenciou e promoveu a sua utilização no contexto de metodologias de ensino. No ensino de física não é diferente, as HQs são utilizadas como ferramenta para visualizar e questionar os fenômenos físicos. Por se tratar de uma leitura de característica lúdica e de fácil compreensão, segundo alguns autores, os resultados são satisfatórios, pois aproxima os alunos do contexto a ser estudado. Nesta proposta serão utilizadas HQs para o ensino do conceito e da conservação da energia aos alunos do 3º ano do ensino Normal em uma escola da rede pública de ensino, na qual temos por objetivo utilizar as HQs de forma a desenvolver nos alunos a capacidade de se expressar, compreender e exemplificar dentro do tema proposto utilizando-se desta linguagem. A proposta será desenvolvida num período de seis aulas, nas quais os alunos produzirão individualmente uma HQ, na qual expressarão seus conhecimentos prévios sobre energia, essa produção nos dará uma visão ampla dos seus conhecimentos, para partir deste resultado trabalhar os conceitos relacionados a este tema. A partir desde ponto, os conceitos de energia serão exemplificados em situações presentes em HQs. Busca-se com esse processo aproximar os estudantes do tema apresentado e despertar neles o senso crítico, para que sejam capazes de avaliar em cada situação das HQs se os conceitos relacionados à energia estão presentes e se são utilizados de forma coerente. Com a apropriação dos conceitos relacionados à energia, os estudantes tendo como base a primeira produção de HQ, irão produzir uma nova situação utilizando os conceitos adquiridos durante as aulas. Essas produções serão desenvolvidas em forma de rascunho para mais tarde serem aperfeiçoadas em um site de produção de HQs. Por se tratar de alunos do ensino Normal, a correção dessa nova HQ será feita pelos colegas de classe, os quais deverão avaliar se os conceitos utilizados para elaboração estão coerentes. Esta coletânea de HQs sobre os conceitos relacionados à energia será o produto deste trabalho. Este estudo teve com fundamentação o autor Daniel Rodrigues Maia, que desenvolveu um estudo sobre a utilização de HQs como ferramenta didática para a introdução de conceitos em Física. Os trabalhos desenvolvidos pelos autores Leonardo André Testoni e Maria Lúcia Vital dos Santos Abib, sobre utilização de HQs no ensino de Física, também contribuíram para este estudo, com resultado satisfatório na utilização desta metodologia.

Palavras-chave: Ensino de Física; Histórias em Quadrinho; Energia.

HISTORIAS EM QUADRINHOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE ENERGIA