Autor(es) do Trabalho: André Wrubleski Pereira; Claudia Lago; Evandro Claro dos Santos; Jéssica Alves Faustino; Marco Antônio Ferreira Randi; Mateus Peressuti Batista dos Santos; Renata Stival Pinto; Roberta Regina Gonçalves
Nome do Orientador: Marco Antônio Ferreira Randi
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

Os participantes do projeto do PIBID-UFPR/Biologia 2, orientados pelo professor Marco Randi, foram divididos em dois grupos para desenvolverem o projeto em dois colégios diferentes: Colégio Estadual Santa Gema e Colégio Estadual Ângelo Gusso. Os alunos do PIBID encaminhados ao colégio Santa Gema começaram suas atividades com a modificação do laboratório da escola para melhor atenderem os alunos da instituição. Foi feita a retirada dos materiais - vidrarias, rochas, animais preservados em álcool, esqueletos animais etc. - e após o término da reforma, o laboratório será redecorado para que seja um ambiente mais didático que contribua com o conhecimento adquirido em sala de aula. O laboratório será usado pelos bolsistas em atividades ministradas no contra turno. Simultaneamente, os bolsistas desenvolveram aulas dinâmicas em duplas, para atrair a atenção dos alunos e estimular a curiosidade e gosto pelo aprendizado. Algumas aulas foram assistidas para que fosse feito o primeiro contato com os alunos e para conhecer a metodologia utilizada pela professora supervisora da escola. Para as aulas desenvolvidas pelos bolsistas, foram planejadas atividades que fugissem da metodologia comum de aula expositiva. Estas atividades são: jogo de relações ecológicas em que uma rede de interações entre os organismos de um ecossistema será criada seguida por debates com os alunos sobre as dependências destas interações; jogo de quebra-cabeças e jogo da memória sobre organelas presentes na célula animal seguida por perguntas e respostas sobre o conteúdo trabalhado; aula experimental sobre tecidos vegetais e fotossíntese em que os alunos farão experimentos sobre a condução de seiva pelo caule, evidenciação de fotossíntese e técnicas de preparação de lâminas a fresco; aula sobre entomologia forense em que será feito experimento com pedaços de carne expostos durante uma semana e então analisados, dando ênfase no desenvolvimento de insetos, concluindo que desta forma é possível a datação de óbitos e até mesmo solucionar investigações criminais; durante uma aula planejada em um parque, serão trabalhadas a diversidade de líquens e a importância destes organismos como bioindicadores de poluição atmosférica, assim como outros possíveis bioindicadores encontrados durante a aula; durante duas saídas aos museus, os bolsistas acompanharão a turma para auxiliarem a professora supervisora. Estas atividades visam cativar nossos alunos e modificar a aprendizagem por meio de atividades dinâmicas em que os alunos tenham mais participação e cooperação entre si durante o ensino de biologia.

Palavras-chave: Métodos de ensino e aprendizagem; Introdução à ciência; Ensino com uso de jogos cooperativos.

PIBID: UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO