Autor(es) do Trabalho: Alexandro Stella, Amanda Alves, Ana Paula Mesquita Limas, Batistel, Anelize Nunes, Fabiano Pinheiro, Francielle Torres, Luiz Fernando De Carli Lautert.
Nome do Orientador: Luiz Fernando de Carli Lautert
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
Área Temática: Educação
Este presente artigo relata as atividades do PIBD de Ciências, setor UFPR Litoral, realizadas no Colégio Paulo Freire, em Pontal do Paraná. Este relato apresenta às atividades desenvolvidas, partindo do princípio de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória conhecendo e compreendendo a relação do ensino de ciências e os espaços sustentáveis. Seu principal objetivo é a contribuição para uma aprendizagem significativa, onde os estudantes vivenciam as atividades do ensino de ciências que estão relacionadas com o cotidiano dos alunos, desmistificando a idéia de que ciência só pode ser produzida em laboratório. Proporcionando um espaço de aprendizagem que não seja fragmentado, com atividades desenvolvidas a partir da temática sustentabilidade, os objetos pedagógicos foram desenvolvidos a partir das demandas de educação ambiental em relação à realidade local. Um desses exemplos foi a saída de campo na restinga nas imediações do colégio, a fim de problematizar a importância de conservação e preservação do ecossistema. Através dessas atividades desenvolvidas, foram sugeridas outras pesquisas de campo com os alunos desse mesmo ambiente. São desenvolvidos atividades e pesquisas de campo, onde estimula o aluno ao senso crítico e desenvolvimento de sua consciência ambiental. Essas atividades de pesquisa de campo foram desenvolvidas para comparar os diferentes ambientes e sua importância de preservação. Com essa mesma idéia, foi também realizada uma saída de campo ao parque do rio da onça, localizado em Matinhos Paraná, onde eles tiveram as mesmas atividades. Além dessas mesmas ações, desenvolvemos oficinas em feiras e eventos culturais nesse mesmo ambiente, entre elas está feira de ciências. Reunimos equipes com alunos e mediamos esse processo. Com a mediação, estimulamos os alunos em sua criatividade e problemática, assim desenvolvendo um projeto que possa auxiliar sua comunidade e contemplar o tema da feira de ciências. Todas essas atividades visam sempre o mesmo tema, a sustentabilidade, que é contemplado nas atividades do professor supervisor e bolsistas em conjunto com a escola e comunidade. Todos esses objetos são trabalhados a partir da investigação científica com o diário de bordo produzido pelos alunos, todos os subprodutos das atividades são organizados no pátio, que tem por intuito tornar a escola um espaço educador sustentável de aprendizagem e transformação a fim de estimular a cooperação e o respeito à diversidade e a vida em todas as suas dimensões, com a proposta de ser um espaço de inclusão e conscientização ambiental.