Autor(es) do Trabalho: Thiago Sabino Dutra
Nome do Orientador: Simone da Silva Soria Medina
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação

Às vésperas da primeira aula, um professor pode ter algumas reações, como ansiedade e medo: você tem expectativas que tudo vai dar certo, mas a sensação de quando você entra na sala de aula é como se você viesse de outro planeta e os alunos fossem cientistas e quisessem te estudar. Neste trabalho relato minha primeira experiência em sala de aula, vivenciada junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Paraná - PIBID/UFPR - Matemática, que objetiva a inserção de licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de Educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem. A primeira vez que entrei na sala de aula no Colégio Estadual Manoel Ribas, parceiro do Programa, fui recebido com olhares a me interrogar, a professora, que atua como supervisora no Programa, me apresentou para a turma e logo começaram as perguntas: vai ficar conosco todas as aulas? A professora vai te treinar ele e depois ela vai nos abandonar? Essas e outras dúvidas foram então sanadas junto aos alunos. Outro impacto foi em relação à organização das carteiras em semicírculo, proposição da direção do Colégio para este ano, que tem mostrado bons resultados, principalmente relacionados à participação e ao respeito entre os alunos. Além destas expectativas em sala de aula, eu não sabia como funcionavam as atividades da escola pelo olhar do professor e uma das primeiras observações, que me surpreendeu, foi que o colégio não utilizava um sinal sonoro para informar o final de cada aula, nem do intervalo, e os alunos obedeciam corretamente. Neste Colégio, o ensino fundamental é de período integral, sendo importante preparar atividades diferenciadas para estimular os alunos ao estudo. Neste sentido o Programa tem colaborado, apresentando atividades didáticas mais dinâmicas, aplicadas tanto em sala de aula como também nos outros espaços escolares, como laboratório, quadra desportiva, biblioteca, entre outros.

Palavras-chave: Sala de Aula; PIBID; Escola.

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA SALA DE AULA