Autor(es) do Trabalho: Ana Mara Dias Moreno; Eduardo Mayer Barbosa; Suyan Roberta Isaka
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Educação

Tendo como princípio a inovação tecnológica como ferramenta da prática docente, o subprojeto Geografia PIBID-UFPR tem ênfase em atividades voltadas para o ensino de geografia usando como recurso as geotecnologias. O Sensoriamento Remoto (com o uso de imagens de satélite) e o Geoprocessamento podem se mostrar eficazes quando bem aplicados e facilitar a compreensão de conteúdos da geografia. O objetivo deste trabalho é demonstrar essa proposta na prática, demonstrando a utilização de recursos como: o Google Earth e imagens de satélite, na elaboração de mapas temáticos. Como afirma FITZ (2010), a busca por uma melhor compreensão do espaço geográfico e das relações da sociedade com o ambiente onde vive, torna a procura por novos intrumentos conceituais e técnicos uma constante, em todas as áreas do conhecimento. A prática ocorreu no Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, com os alunos de 2ª ano do ensino médio, e foi apresentada em duas etapas: A primeira consistiu em uma aula expositiva em power point, em que foram abordadas as questões como radiação solar, os diferentes comprimentos de onda da radiação, reflectância dos objetos, leitura da radiação solar pelos satélites, sua conversão em imagens, e a utlização das bandas espectrais em imagens de satelite. Posteriormente foram apresentadas diversas imagens de satélite, ensinando os alunos sobre como identificar os vários temas em uma imagem. Como por exemplo: rios, que geralmente aparecem em tons escuros nas imagens, ou áreas montanhosas onde aparecem como áreas rugosas. Foi utilizado o Google Earth para mostrar, em prática, como, a partir do uso desta ferramenta, é possível fazer uma leitura sobre o espaço e elementos contidos neles. Além de expor e trazer ao debate da aula, como estes elementos estão dispostos no espaço e se apresentam nele. Por fim, foram apresentados mapas temáticos produzidos a partir de imagens como as apresentadas. A segunda etapa foi uma atividade prática em que os alunos, utilizando imagens de satélite, identificaram e reconheceram temas contidos nas imagens. Foi colocado papel vegetal sobre imagens onde os alunos transpassaram as áreas temáticas para este, de modo a formar um mapa temático. Este foi colorido conforme a legenda construída (a qual seguia convenções cartográficas) e por fim, foram colocados os elementos cartográficos, como orientação. Assim, a soma da aula teórica à prática, proporcionou uma melhor compreensão e entendimento dos alunos sobre o espaço e suas representações, através da Geografia e do uso de geotecnologias.

Palavras-chave: Geotecnologia; Ensino; Geografia.

APLICAÇÃO DE NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO AS AULAS DE ENSINO MÉDIO