Autor(es) do Trabalho: Thais Rodrigues Cons
Nome do Orientador: Janice Ines Nodari
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: A construção da identidade do bolsista PIBID-inglês – contextos diversos, identidades diversas
Área Temática: Educação
Esta comunicação tem o objetivo de problematizar o processo de construção da identidade do bolsista PIBID do projeto Inglês pelo viés do Letramento Crítico (LC), com base em Jordão (2007) e Lima (2011), além de abordar o conceito de agência conforme proposto por Leffa (2011). Assim como o aluno e o professor da escola pública, o licenciando que é bolsista do projeto PIBID também está inserido em um processo constante de construção e reconstrução de sua identidade, como professor e aluno em formação inicial. O bolsista PIBID, enquanto estudante e bolsista na universidade e enquanto professor e bolsista na escola pública, é modificado pelo discurso e pelos meios de interação social, não como o aluno ou o professor, mas em um processo ainda mais complexo, uma vez que toma decisões e assume diferentes papeis em diferentes momentos. Por vezes, assume o papel de professor em sala de aula quando está na escola; por vezes o papel de aluno-bolsista quando está preparando aulas sob orientação dos coordenadores ou da professora supervisora; ou, ainda, o papel de aluno quando frequenta as aulas de graduação no curso de Letras. Através de questionários aplicados a 15 bolsistas do Projeto PIBID – Inglês, pretende-se entender como estes bolsistas constroem seu conhecimento e como as dinâmicas de mudança de papel influenciam em seu desenvolvimento acadêmico e individual contando com aparato teórico oferecido pelo Letramento Crítico e pela aplicação do conceito de agência a esse processo. A partir das percepções sobre suas motivações, seus questionamentos e dificuldades, assim como os processos de tomada de decisões, os desafios vencidos, as conquistas e os fracassos, é possível entender as complexas dinâmicas de construção de identidade do bolsista PIBID ao desempenhar múltiplos papéis.
Palavras-chave: PIBID; identidade; letramento.
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO BOLSISTA PIBID-INGLÊS – CONTEXTOS DIVERSOS, IDENTIDADES DIVERSAS