Autor(es) do Trabalho: Edonir Tiago Macedo, Gicele Rodrigues Alves, Mizael de Freitas Zanardine, Luiz Fernando de Carli Lautert.
Nome do Orientador: Luiz Fernando de Carli Lautert
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
Área Temática: Educação
Este projeto está colaborando com a formação docente, as ações interdisciplinares entre a UFPR e o colégio Sertãozinho e suas relações de dia a dia com os alunos, discentes e professores. É evidente que as relações entre eles e o aprender estão sendo receptivas, dada as estratégias adotadas por todos, com técnicas e dinâmicas, onde vislumbra-se prazer em estudar, algo difícil de trabalhar em sala. Portanto, habilidades de trabalhos grupais quando bem desenvolvidas, auxilia no desabrochar da inteligência relacional (Osório 2003), que abarca a inteligência intrapessoal (autoconhecimento emocional, controle emocional e automotivação) e interpessoal (reconhecimento de emoções de outras pessoas, e habilidades em relacionamentos interpessoais). O principal objetivo é a busca da compreensão sobre os temas Meio Ambiente e Biodiversidade, onde focar se á, a conservação e preservação dos ambientes e dos seres vivos como fauna e flora. A metodologia se desenvolve com saídas de campo, pesquisas coletivas, e montagem de uma sala verde, conscientizamos os alunos da sua contribuição quanto a preservar o Meio Ambiente. Conversar com o outro pressupõe a abertura para mudar com o outro, etimologicamente a palavra vem de Con; que significa juntos e versar, que significa mudar, de uma conversa bem sucedida ocorrerá alguma mudança no pensar, perceber, no sentir, ou no agir dos envolvidos. (Osório-2003). Toda saída de campo, deixa os alunos entusiasmados com as novidades, além da didática, eles realmente apreendem por estarem inseridos no contexto como sujeitos ativos, colaborando com a apreensão dos saberes adquiridos pela vivência, transformando-os em experiencias que levarão consigo como aprendizado. Como primeiros resultados foram realizadas ações e pesquisas sobre botânica, restingas, mata ciliar, plantações de mudas de árvores, fazendo interações com a comunidade e alunos de múltiplas séries inseridos no programa. Com as coletas oriundas das saídas iniciou-se introdução à microscopia observando seu habitat, folhas, insetos, caules, etc.
Palavras-chave: ações interdisciplinares; saídas de campo; meio ambiente.
MAIS EDUCAÇÃO E O PIBID, SUAS INTERAÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCÊNCIA INTERDISCIPLINARES