Autor(es) do Trabalho: Cristhian Brendo Silva de Oliveira
Nome do Orientador: Jeimeson Roberto França
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho consiste em um conjunto de aulas à serem aplicadas no terceiro ano do ensino médio em um colégio da rede publica sobre corrente elétrica. As aulas serão ministradas sob a supervisão do professor Jeimeson Roberto França e foram elaboradas dentro do Pibid, Projeto de Física, subprojeto Física 2, sob coordenação do prof. Dr. Lauro Luiz Samojedem. Elas serão ministradas dentro de um enfoque da história e filosofia da ciência, onde busca-se a compreensão dos Fenômenos Físicos através da análise da fatos históricos, e também a utilização de recursos computacionais para exemplificar conceitos abstratos para o aluno, como é o caso dos modelos atômicos. Serão utilizados instrumentos didáticos para melhorar o entendimento dos alunos dos conceitos estudados. Em uma dinâmica utilizando materiais de baixo custo será feita uma comparação entre o movimento de bexigas numa roda de alunos com o movimento dos elétrons dentro de um fio condutor, será feita uma apresentação da estrutura do átomo e seu comportamento ao ser estimulado por uma diferença de potencial; Num segundo momento serão utilizados recursos computacionais onde o aluno poderá visualizar o comportamento dos elétrons por meio de simuladores de fenômenos físicos(Phet) e Aula expositiva sobre os conceitos históricos envolvendo corrente elétrica como a “guerra das correntes” - Disputa comercial entre Thomas Edson e Nicola Tesla, sobre o padrão de corrente elétrica(continua e alternada) para distribuição de energia elétrica; E para finalizar uma aula expositiva sobre os efeitos da passagem de corrente elétrica com ênfase no efeito fisiológico. Este trabalho tem como objetivo fazer com que os alunos: compreendam o conceito estrutural e comportamental do átomo, de corrente elétrica como a movimentação de partículas portadoras de carga; Adquiram conhecimentos suficientes sobre corrente elétrica para darem continuidade aos seus estudos; Entendam as vantagens e os perigos da corrente elétrica. Outro objetivo é a obtenção de experiência do bolsista em planejar e apresentar aulas e incentivar a carreira do mesmo como futuro professor.

Palavras-chave: eletricidade; história da física; TICs no ensino de física.

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE CORRENTE ELÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIO