Autor(es) do Trabalho: Gustavo Roberto dos Santos
Luiz Zaninelli Neto
Neiva Samara Mendes Cavalcante
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

No presente trabalho apresentamos uma proposta de ensino em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Física 3 e que será desenvolvida com alunos da 3ª série do Ensino Médio na escola parceira, um colégio publico estadual localizado em Almirante Tamandaré, Paraná. A proposta de ensino tem o objetivo geral de estudar conceitos e aplicações das Leis de Ohm, potência nominal e potência consumida, na disciplina Física. O enfoque teórico-metodológico que subsidia a proposta são elementos do enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, conforme discutidos por Vieira e Bazzo (2007). Para tal inicialmente será aplicando um questionário objetivando avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo que seja realizada uma problematização inicial para a introdução do tema. Em seguida, de forma interativa entre professor e alunos, serão trabalhados conceitos da eletrodinâmica como proposto no planejamento de Física para a 3ª serie de Ensino Médio. Também será utilizada a experimentação, com 3 projetos (o primeiro um trabalho com copo e canudos de plástico, maquete com lâmpada e um simulador de consumo de energia fornecido na página da Internet da Copel – Companhia Paranaense de Energia – disponível em http://www.copel.com/hpcopel/simulador/). Será proposto para os alunos a construção de um cartaz com a planta da residência deles, onde deverão constar alguns eletrodomésticos, e a partir disto eles deverão calcular o consumo de energia para um determinado período de tempo, discutindo com eles a importância de um uso racional da energia elétrica. Também serão resolvidos em sala de aula exercícios dando ênfase a resolução de problemas contextualizados, relacionados ao dia a dia dos alunos. Como atividade final, será produzida uma cartilha pelos alunos explicando os valores constantes da fatura elétrica, analises e cálculos do consumo e da cobrança da fatura. Espera-se, com esta proposta, que os alunos aprendam os conceitos físicos envolvidos na Eletrodinâmica, de forma contextualizada, e que sejam sensibilizados quanto ao seu importante papel no uso racional de energia elétrica.

Palavras-chave: Ensino de Física; Lei de Ohm; Enfoque CTS.

INTERPRETAÇÃO E ANALISE DA FATURA ELÉTRICA RESIDENCIAL POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO