Autor(es) do Trabalho: Aline Isabel Waszak; Anne Caroline da Rocha de Moraes; Bruna Daum Alves; Daniela Linkevicius de Andrade; Daniele Viana; Eric Gruber; Fabiane Miriam Furquim; Flávia da Rosa Melo; Giovana Castro; Luciane Felisbino; Luiz Filipe Dias Genesi; Paula Marinelli Martins; Sara Vitória Silva Monteiro; Suele Cristina Guedes de Rocha Maya.
Nome do Orientador:
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: História (T)
Área Temática: Educação
A comunicação apresenta a atividade desenvolvida no âmbito do subprojeto do PIBID de História 1 UFPR 2013, sob a supervisão dos professores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari, nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, em Curitiba, em novembro de 2013, com o objetivo de discutir a questão da identidade negra e do dia da Consciência Negra. Partindo do referencial teórico de identidades culturais segundo Stuart Hall, aplicamos um debate nas turmas de oitavo e nono ano de cada um dos colégios. Considerando que o público do primeiro colégio é central e o do segundo, de periferia, tivemos duas orientações diferentes na atividade. No colégio Manoel Ribas, o enfoque recaiu sobre a questão das cotas raciais para a Universidade, considerando que mais da metade dos alunos da escola são negros, mas não se identificam enquanto tais. A partir do trabalho com o vídeo “Por uma infância sem racismo” (Vídeo do UNICEF com Lázaro Ramos), o debate almejou a discussão das cotas nas universidades, da reprodução do racismo em seu cotidiano e das lutas sociais que já foram travadas pelo movimento negro, que são instrumentos de defesa da identidade dos próprios alunos. Nas turmas do colégio Dom Pedro II, a atividade objetivou debater o racismo cotidiano, a partir dos enfrentamentos sociais noticiados acerca da implantação do feriado de 20 de novembro em Curitiba. Para tanto, partiu-se de uma abordagem histórica do contexto pós-abolição e dos espaços sociais da população negra, utilizando notícias sobre o dia da consciência negra e sobre racismo para interpretação e discussão em sala. Posteriormente os alunos, divididos em dois grupos, foram orientados a pesquisar outros argumentos favoráveis e contrários ao feriado do Dia da Consciência Negra, a fim de debater em forma de pergunta e resposta em sala, cada grupo representando um lado do embate. Interessante notar que alguns alunos se posicionaram contra o feriado, sem apresentar ressalvas. Ao se trabalhar o tema, foi possível perceber as diferentes concepções provenientes dos alunos acerca de seu posicionamento diante da necessidade ou não do feriado. A diferença entre os objetivos das atividades e o público alvo em si interferiu nas conclusões do grupo sobre a atividade. Consideramo-nos satisfeitos com os resultados das atividades, visto que demos espaço para os alunos serem ouvidos sobre as suas percepções, mas entendemos essa atividade como a primeira dentre outras relacionadas ao tema que estão sendo planejadas.
Palavras-chave: Consciência Negra; PIBID; História.
CONSCIÊNCIA NEGRA: DIFERENTES PERCEPÇÕES PELA INSTITUIÇÃO DO FERIADO