Autor(es) do Trabalho: Laís Bonin Carneiro
Nome do Orientador: Laís Bonin Carneiro
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
A participação no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), motivou o desenvolvimento desta proposta de trabalho, a ser aplicada em escola da rede pública estadual, no município de Curitiba-PR. Este projeto visa proporcionar a alunos de uma turma de 1o ano de ensino médio a possibilidade de relacionar os conteúdos de Física com outras disciplinas , como História e Filosofia , por exemplo, no intuito de facilitar a aprendizagem dos conteúdos. Propomos a dinâmica de grupo, que favorece uma interação importante entre seus componentes. A discussão deverá ser desencadeada com apoio em texto previamente selecionado pelo professor, com enfoque em história e filosofia da ciência e em pesquisas pré-solicitadas aos alunos, de fontes alternativas, garantindo diferentes abordagens e peculiaridades adicionais. Serão utilizados, também, materiais de áudio e vídeo , cabendo aos alunos, no decorrer do processo, registrar todos os passos das discussões e pesquisas sobre o conteúdo, retratar suas dificuldades, bem como opinar sobre a forma de interação dos grupos. O esperado é que essa técnica potencialize a absorção do conteúdo e que o aluno em interação com os colegas de grupo, desenvolva a capacidade de interpretar e compreender melhor os textos , agregando experiências ao seu processo cognitivo. O objeto da abordagem é o contexto histórico de Isaac Newton e sua produção cientifica, com enfoque nas leis da mecânica. Nesta dinâmica o professor atuará como mediador do conhecimento, orientando os grupos e promovendo a interação entre os alunos. A ideia de que com práticas cooperativas os alunos tornam-se capazes de formar uma consciência cooperativa é ponderada por Andrioli(2004). Esse pesquisador conclui em suas análises que ao realizarem um trabalho coletivo os alunos adquirem maior facilidade para atuar em grupo, na busca da solução de problemas. O mesmo se apoia na teoria histórico-cultural de Vigotski, que destaca a interação social como elemento fundamental no desenvolvimento cognitivo. O processo todo envolverá três aulas sendo que na última o professor realizará uma síntese do assunto estudado, através de aula dialogada, no sentido de garantir um desfecho e dirimir dúvidas. A avaliação ocorrerá durante o processo, na análise dos debates dos grupos e através de questionário que cada aluno responderá ao final do processo.
Palavras-chave: ensino de Física; dinâmica de grupo; Sócio-interacionismo.
TRABALHANDO COM GRUPOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO TÉCNICA DE MOTIVAÇÃO