Autor(es) do Trabalho: Bruno Reis Martins; Karolayne Gonçalves da Silva; Jordana Dinorá de Lima
Nome do Orientador: Ruth Janice Guse Schadek
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

De um lado a sala de aula, do outro a pesquisa, seja em laboratório e/ou em campo. Estes são os dois caminhos que estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem escolher. Em virtude destes caminhos o currículo do curso, assim como a forma com qual é trabalhado, deve formar profissionais habilitados a trabalharem tanto na área docente (núcleo de licenciatura), como na área de pesquisa (núcleo de bacharelado). Para tal, o curso divide-se em duas partes: o núcleo comum e o núcleo específico. O primeiro dedica-se à formação acerca de conteúdos gerais da biologia, tendo duração de três anos; enquanto o segundo encarrega-se da formação específica para a prática docente ou científica. Entretanto, como mostra Pereira (2000), por vários motivos, tem-se observado uma tendência a se trabalhar, durante o núcleo comum, muitos aspectos voltados à pesquisa, recalcando-se a profissionalização docente. Além disso, dentro do núcleo específico de licenciatura observa-se uma carência no que concerne à prática em sala de aula. Propostas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) propiciaram aos estudantes de Ciências Biológicas uma oportunidade de atividade formativa relacionada docência em um cenário no qual predomina o incentivo à realização da iniciação científica. Além disso, o programa possibilitou suprir a necessidade da vivência em sala de aula, exigida na formação de professores (as) qualificados (as). Nesse contexto, esse relato de experiência, objetiva chamar a atenção para a relação entre a formação curricular e a experienciação proporcionada pelo Pibid - Ciências Biológicas 2 a partir do olhar dos pibidianos (estudantes participantes do Pibid) que vivenciam semanalmente a rotina da sala de aula, com todos seus reais desafios. De fato, a inserção na rotina escolar proporcionada pelo PIBID não só possibilita a formação profissional, mas também o amadurecimento pessoal e a formação cidadã. Isso tudo se reflete na forma como esses estudantes veem a sua formação enquanto futuros professores. Impressões dos autores desse relato (alunas e aluno que são participantes do Pibid e estudantes de licenciatura), revisões bibliográficas e conversas com professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da UFPR acenam para a necessidade da integração entre teoria e prática. Mais que isso, baseados em sua experiência de mais de um ano na rotina escolar, apontam contundentemente para a necessidade de proporcionar a todos os estudantes de licenciatura a vivencia rotineira na escola tal qual ela se apresenta.

Palavras-chave: Licenciatura em Ciências Biológicas; Pibid de Ciências Biológicas UFPR; Vivência em sala de aula.

PRÁTICA & TEORIA NA BALANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE