Autor(es) do Trabalho: Andressa Toppel; Dayanne Kauling
Nome do Orientador: Lauro Luiz Samojeden
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Exatas
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Apresentamos neste trabalho a estrutura de um curso para ensinar a espectroscopia como um conteúdo da Física Moderna para alunos do ensino médio, mais precisamente alunos do terceiro ano. O objetivo foi observar a decomposição da luz, e descrever qualitativamente as diferentes frequências (no visível) emitidas pelas por fontes de luz presentes em do nosso cotidiano. Para a realização do curso foi empregado alguns métodos para uma aprendizagem significativa do conteúdo em questão. O curso foi estruturado da seguinte maneira: os alunos tiveram que construir um espectroscópio com material de baixo custo, utilizando um CD, por exemplo, para então observar a representação da imagem e as cores que se destacam, bem como verificar o tipo de espectro emitido em diferentes tipos de lâmpadas, em seguida os estudantes responderam a um questionário que além das perguntas, deveriam pintar a imagem e as cores que pareciam, para assim, reunidos em grupos, discutissem as questões. Pensando na utilização da experimentação de forma correta sem a elaboração de relatórios com perguntas em que as respostas são praticamente implícitas,mas sim com um questionário que instigue a procura de respostas, que serão respondidas após a formulação de inúmeras perguntas e o uso da paródia O professor participou como um mediador na discussão, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos e trabalhando de forma construtivista, (Piaget), fazendo uma abordagem histórica dos fenômenos ópticos envolvidos e quais os tipos de radiações do espectro eletromagnético para estudos de fenômenos físicos. No final do curso foi realizada uma avaliação da aprendizagem usando o lúdico, onde os estudantes elaboraram uma paródia, como parte da produção do aluno, no uso da sua criatividade e conhecimento adquirido, deixando de lado o questionário final. Pela avaliação das paródias elaboradas, conceitos como a da luz visível foram os mais comentados, assim como as frequências correspondentes a cada cor e as diferenças de espectro. Em nossa avaliação o objetivo do curso foi atingido.