Autor(es) do Trabalho: Thais Carvalho Lopes
Nome do Orientador: Janice Inês Nodari
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)
Área Temática: Educação
Assim como todos os trabalhos realizados no PIBID Inglês, este teve como objetivo a pesquisa e experimentação no tocante às diferentes formas de abordagem no ensino de língua estrangeira, tendo como norte os textos teóricos discutidos previamente na universidade por todos os envolvidos no Programa. Colocando a língua e a cultura à qual esta língua está inserida como dois aspectos inseparáveis, foi desenvolvida a Oficina Sherlock Holmes, que consistia em dar aos alunos de escola pública acesso à literatura de língua inglesa e, através da leitura crítica, contextualização e compartilhamento de impressões, propor produções por parte dos alunos de acordo com suas aptidões, que demonstrassem a aceitação em relação ao tipo de abordagem utilizado pelos bolsistas, assim como suas interpretações das obras lidas, pois, como diz Weininger (2006), o papel do professor não se limita apenas em “...transferir conhecimentos, mas sim de construir competências linguísticas e culturais da língua alvo...", assim como. Uma das maiores convergências percebidas na pesquisa foi a falta de autonomia por parte dos alunos, o que nos permite concluir que, além de inserirmos os alunos à cultura da língua estrangeira em questão, é necessário que sejamos contribuintes no processo de desenvolvimento da emancipação do aluno, pois como coloca Paiva (2011), “A escola sozinha não reúne as condições necessárias para que alguém aprenda uma língua, e as experiências de aprendizagem não podem ficar restritas à escola...”.
Palavras-chave: Sherlock Holmes; PIBID Inglês; Prática de ensino.
OFICINA SHERLOCK HOLMES - CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO USO DE LITERATURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA