Autor(es) do Trabalho: Marcello Goulartt; Jackelini Dalri
Nome do Orientador: Ivanilda Higa
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, a ser realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto PIBID de Física da UFPR. O tema foi escolhido uma vez que, além de fascinante e motivador pelos seus efeitos estéticos e aplicações cotidianas, o estudo deste tema em geral não é muito abordado no Ensino Médio (MELCHIOR & PACCA, 2004, p.2), o que justifica o esforço em elaborar, desenvolver, analisar e divulgar propostas de ensino acerca deste tema, pouco abordado na área de ensino de física. O objetivo da proposta de ensino é, partindo das concepções prévias dos alunos sobre a luz e a visão, abordar o sistema aditivo de formação de cores com a luz (RGB) e o processo subtrativo (CMYK), por meio de um conjunto de atividades. O trabalho se iniciará com a aplicação de um questionário para investigar as concepções prévias sobre luz, visão e formação de cores. De acordo com Melchior e Pacca (2004, p.1), entre os alunos “A cor não é concebida como resultado das interações estabelecidas por suas três componentes; as explicações se baseiam em modelos alternativos de visão e experiências cotidianas prévias, violando leis físicas de comportamento da luz, da mistura de cor e dos processos de interação entre a luz e a matéria.”. Na sequência, será feita uma abordagem histórica sobre a composição da luz, reproduzindo-se a experiência que o cientista Isaac Newton realizou decompondo a luz branca em todas suas componentes, utilizando um prisma, e com a montagem do disco de Newton com os alunos. A partir daí, serão trabalhados os conceitos de comprimento de onda e frequência do espectro da luz solar. Após este embasamento, será trabalhado o diagrama de cores, com montagem de filtros de cores e a explicação dos processos de absorção e reflexão e de absorção e transmissão da luz. Finalizando o conjunto de atividades, será feita uma avaliação sobre os conteúdos, com perguntas que permitam a analise e compreensão dos estudantes após a sequencia didática, balizando com as concepções prévias por eles explicitadas no questionário inicial. As atividades ainda estão em fase de elaboração e serão desenvolvidas na escola no início do segundo semestre. Pretende-se analisar os questionários e avaliações para verificar a adequação do encaminhamento metodológico escolhido com o objetivo maior, que é a aprendizagem dos conceitos abordados.
Palavras-chave: teoria das cores; ensino de física; proposta de ensino.