Autor(es) do Trabalho: Gabriela Chiva de Sá e Santos; Halina Heyse; Ibrahim Nazem Fahs; Kellen Cristina Machioski; Rayza Sielski 
Nome do Orientador: Cristina Frutuoso Teixeira
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (N)
Área Temática: Educação

Esta comunicação apresenta uma das etapas do projeto PIBID/UFPR A temática ambiental na escola: uma proposta interdisciplinar, em andamento na Escola Municipal Prof. Herley Mehl, denominada de diagnóstico socioambiental. A escola é um espaço onde estão reunidos diversos atores, saberes, ambientes e situações e histórias de vida, que condicionam as atividades educativas. Considera-se que, antes do desenvolvimento de atividades interdisciplinares de educação ambiental, a realidade social e a realidade ambiental, assim como a interação entre elas nesse espaço complexo, devem ser verificadas. O diagnóstico socioambiental permite esta verificação e indica caminhos para a realização de atividades educacionais mais significativas para a comunidade escolar. Este procedimento foi realizado segundo a metodologia aplicada para elaboração de pesquisas interdisciplinares, na qual ele indica os objetos híbridos a serem abordados interdisciplinarmente (ANDRIGUETTO FILHO et al, 2014) Adaptado para a construção de atividades de educação ambiental em escolas, o diagnóstico foi elaborado através de levantamento de dados secundários e primários e utilizou diferentes procedimentos, tais como observação direta e questionário. Foram obtidas informações sobre a estrutura física e o histórico da unidade educacional, a caracterização ambiental e social dos arredores e do bairro da escola e o conhecimento prévio dos professores e alunos sobre a temática ambiental, dentre outras. As informações foram sistematizadas em tabelas e mapas para melhor visualização dos elementos híbridos e significativos para a comunidade escolar, sobre os quais se planejam as atividades com professores e alunos. Como exemplo, constatou-se que as famílias dos alunos residem no entorno da escola desde antes de sua construção, em 1966, indicando a possibilidade de realização de uma história ambiental do bairro para problematizar a existência de poucos espaços verdes não acessíveis aos alunos. A leitura dos resultados do diagnóstico foi realizada pelo viés da educação ambiental na qual as dimensões sociais e naturais estão imbricadas na compreensão e na busca de soluções para os problemas ambientais contemporâneos (LIMA, 2011). Isto possibilita uma visão além de estereótipos ingênuos e naturalistas e evidencia a construção de um trabalho crítico que considera diversos valores, interesses e visões de mundo, direcionando a análise da relação do homem com a natureza com a finalidade de gerar mudança de concepções através de um olhar mais sensível para o que acontece ao nosso redor.

Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; diagnóstico socioambiental.

O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL