Autor(es) do Trabalho: Madriani Venson de Souza; Dulcemirian da Luz Hartvig; Vera Lucia Taborda Vieira; Rodrigo Toleda da Silva; Claudiane dos Santos da Silva; Janaina Cristina Aguiar da Silva; Roberta Geovanna Cavalheiro Alvim.
Nome do Orientador: Ana Maria Franco
Atividade formativa: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Setor Litoral
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
Área Temática: Educação
Este trabalho relata as experiências ocorridas no Colégio Estadual Mustafá Salomão situado no Litoral do Paraná município de Matinhos, PR. Onde é desenvolvido o projeto Clube de Ciências que é vinculado ao Programa Institucional LabMóvel (Laboratório Móvel de Iniciação Científica), da UFPR Setor Litoral. O Clube que tem como objetivo propiciar aos estudantes o ensino de Ciências através de abordagens metodológicas e recursos didáticos diversificados, na aprendizagem de conceitos e disseminação de conhecimento. Para isso é fundamental o reconhecimento do ambiente em que estão inseridos e a sensibilização de que somos responsáveis por nossas ações. O projeto atua na escola desde 2013, com os estudantes do 7º ano e em 2014 com alunos de 6º e 7º anos. As atividades que o Projeto desenvolve são vinculadas às Diretrizes Curriculares Estaduais (DCEs), bem como ao Plano de Trabalho Docente (PTD) da disciplina de Ciências de cada turma. O tema desenvolvido no projeto do clube está relacionado com o bioma “Mata Atlântica” e sua biodiversidade com ênfase na realidade local. Com a inserção de metodologias diversificadas, acreditamos que os alunos poderão articular melhor os conteúdos e as práticas, onde poderão levantar discussões acerca do conteúdo trabalhado, apropriando-se dos conhecimentos. Será um trabalho em que o aluno irá participar constantemente das aulas, poderá expor aquilo que pensa, buscando conexões do cotidiano com os assuntos vistos durante a prática educacional. É nessa forma de ensino que acreditamos, onde devemos partir das capacidades e realidades de nossos alunos atrelando os conteúdos à vida e ao cotidiano de cada estudante. Desta maneira as atividades foram desenvolvidas na escola, utilizando como recursos didáticos vídeos, slides, jogos, aulas práticas, além de saídas a campo. Esta busca no desenvolvimento dos trabalhos em espaços não formais de ensino possibilita uma maior liberdade na construção dos projetos desenvolvendo nos estudantes a capacidade de argumentação, além de uma postura crítica e investigativa diante dos temas propostos.
Palavras-chave: biodiversidade; realidade local; Metodologias de ensino .
(RE) CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR INSERIDO NO BIOMA “MATA ATLÂNTICA”