TRANSCRIÇÃO DA ÓPERA ARIANE ET BACHUS DE MARIN MARAIS (1696): PRÓLOGO

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Aluno de Iniciação Científica: Tamile Daniella Denk (PIBIC/CNPq)

Curso: Música - Licenciatura (T)

Orientador: Silvana Scarinci

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80306004


RESUMO

Este trabalho de iniciação científica tem o objetivo de resgatar por meio de um trabalho de transcrição do coro e instrumentalização da parte do prólogo da obra Ariane et Bachus, ópera de Marin Marais. Este músico foi um importante compositor francês conhecido pela sua vasta obra para viola-da-gamba. O manuscrito se encontra inteiro, porém, seu libreto, escrito por Saint-Jean, permanece esquecido nos arquivos da Bibliotèque National de France, sem publicação. Essa obra faz parte do gênero francês "Tragédie en musique" que ocupa um espaço onde convergem o balé, o canto, a arte cênica, a música, o texto, o enredo ou o tema. Neste contexto, existem os fatores sociais, filosóficos, políticos e históricos. Todos estes elementos formam um espaço de intersecção cujo produto é a tragédia lírica que é o grande foco nesta ópera. Além disso, esse trabalho leva em consideração a importância do ato de transcrever respeitando o gênero que é a ópera cujo em sua totalidade apresenta dificuldades especiais para quem irá editar por dois motivos: em primeiro lugar, o material de origem é muita vez relacionado a interpretações específicas, cujas circunstâncias históricas, portanto, afetam a natureza e avaliação das provas da fonte e em segundo pelo fato de talvez mais do que qualquer outro gênero de socialização, experimenta um processo de recepção do público. Uma vez que a produção da ópera teve início, companhias de ópera, musicais, produtores e diretores de teatro e cantores em que todos têm algo a dizer sobre a forma final do trabalho. Com o apoio de outros bolsistas e auxílio em notação antiga por meio da orientadora do presente trabalho Profª. Drª. Silvana Ruffier Scarinci este trabalho permitirá o contato a outros músicos que terão a possibilidade de um estudo aprofundado desta obra, além disso, o acesso a todos do conhecimento e apreciação dessa obra. Para a transcrição do prólogo foi utilizado o programa de edição musical Sibelius.

Palavras-chave: Marin Marais, Ópera, Transcrição