INFLUÊNCIA DO FEEDBACK COGNITIVO SOBRE A COMUNICAÇÃO EMOCIONAL DE TROMBONISTAS E TROMPETISTAS NO REPERTÓRIO BRASILEIRO
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Aluno de Iniciação Científica: Juliano Carpen Schultz (PIBIC/CNPq)
Curso: Música - Bacharelado (T)
Orientador: Danilo Ramos
Departamento: Artes
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 80303005
RESUMO
O Brunswikian Lens Model é um modelo científico criado para investigar os processos psicológicos envolvidos na comunicação emocional entre músicos e ouvintes. Segundo este modelo, a manipulação de pistas acústicas como o modo, o andamento, o timbre, a dinâmica, a textura e outros parâmetros musicais empregados em uma performance musical podem influenciar na forma como ouvintes percebem emoções musicais específicas comunicadas em uma performance musical. O Feedback Cognitivo (FC) é uma ferramenta que vem sendo investigada segundo as premissas deste modelo. Assim, se o músico manipular as pistas acústicas envolvidas em sua performance de forma adequada, ele poderá comunicar diferentes emoções a seus ouvintes. Uma vez que o Brunswikian Lens Model foi aplicado no repertório musical predominantemente europeu, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência do FC sobre a comunicação das emoções no repertório musical brasileiro. Na primeira etapa do estudo, 6 instrumentistas (3 trombonistas e 3 trompetistas) gravaram trechos musicais de aproximadamente 20 segundos de duração pertencentes ao repertório brasileiro que eles acreditassem comunicar Alegria, Raiva, Serenidade e Tristeza a seus ouvintes. Cada trecho musical foi gravado em duas condições: sem o FC (no qual os músicos tocavam livremente os trechos musicais escolhidos) e com o FC (no qual um júri especializado fornecia pistas acústicas a serem alteradas em relação àquelas empregadas pelos músicos na primeira gravação para cada trecho musical). Na segunda etapa, duas versões de cada trecho musical (sem o FC e com o FC) foram apresentadas e julgadas por 37 ouvintes (20 músicos e 17 não músicos) por meio de escalas emocionais (alcance 1-9) referentes às emoções analisadas na primeira fase, configurando um total de 48 trechos musicais (6 instrumentistas x 4 emoções x 2 condições). Uma análise de variância mostrou que os trechos gravados sob influência do FC proporcionaram um aumento das médias dos scores das respostas emocionais dos ouvintes de ambos os grupos em relação aos trechos gravados sem a influência do FC, especialmente para as emoções Alegria (F=29,808; p=0,000001) e Tristeza (F=22,593; p=0,000017). Este resultado corrobora grande parte estudos encontrados na literatura, que apontam o andamento como sendo a pista acústica mais importante na comunicação emocional entre intérprete e ouvinte. A alteração do andamento, aliada a alterações no modo musical remeteram a uma comunicação emocional mais acurada do que a alteração de outras pistas acústicas, como fraseado, dinâmica e timbre.
Palavras-chave: Feedback Cognitivo, Repertório Brasileiro, Trombone e Trompete