OCORRÊNCIA DA HIERARQUIA MODAL EM RESPOSTAS EMOCIONAIS DE MÚSICOS E NÃO MÚSICOS NO REPERTÓRIO MUSICAL BRASILEIRO
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Aluno de Iniciação Científica: Christian da Luz Wolck (PIBIC/CNPq)
Curso: Música - Bacharelado (T)
Orientador: Danilo Ramos
Departamento: Artes
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 80303005
RESUMO
Uma parte significativa de toda a produção musical do ocidente foi construída sobre a escala diatônica e os seus sete modos: Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. O modo é um parâmetro de estrutura musical que tem sido utilizado no estudo das emoções desencadeadas pela música e diversos estudos sugerem que modos musicais menores associam-se a emoções negativas, como tristeza, medo ou raiva enquanto que modos musicais maiores estão associados a emoções positivas, como alegria ou serenidade. Alguns teóricos afirmam que isto se deve à uma sensação de obscuridade ou clareza acústica, advinda da ordenação dos intervalos de tons e semitons, dispostos distintamente em cada modo. Por este princípio, os modos podem ser dispostos na seguinte ordem, estendendo-se do mais escuro para o mais claro: Lócrio (menor com segundo grau menor e quinto grau diminuído), Frígio (menor com segundo grau menor), Eólio (menor natural), Dórico (menor com sexto grau maior), Mixolídio (maior com sétimo grau menor), Jônio (maior natural) e Lídio (maior com quarto grau aumentado). Entretanto, as pesquisas sobre o tema foram desenvolvidas considerando o repertório musical erudito europeu ocidental. O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência desta hierarquia modal em respostas emocionais de músicos e não músicos no repertório musical brasileiro. Para isto 19 músicos e 18 não músicos realizaram tarefas de escuta musical seguida de preenchimento de uma escala de avaliação (alcance: 0-10) com relação ao grau de obscuridade / claridade que cada trecho musical desencadeou. O material musical consistiu de 7 trechos musicais de 20 segundos de duração, sendo cada um construído originalmente em cada um dos 7 modos da escala maior. Cada trecho musical foi transposto para os outros modos, totalizando 49 trechos musicais. Uma análise de variância foi empregada para comparar as médias das respostas emocionais aos trechos musicais dos músicos e dos não músicos, configurando-se um design experimental 2 x (grupos) x 7 (modos). O post-hoc Newmann Keuls foi utilizado para a realização de uma análise pareada entre os grupos. Os resultados comprovaram a ocorrência da hierarquia modal no grupo músicos. Entretanto, esta hierarquia não pôde ser comprovada no grupo não músicos. Estes resultados corroboram dados da literatura acerca da associação dos modos menores com a obscuridade e dos modos claros com a claridade. Entretanto, a expertise musical é uma variável que influencia o grau de precisão da ocorrência desta hierarquia no contexto musical brasileiro.
Palavras-chave: Hierarquia-Modal, Respostas Emocionais à Música, Contexto Musical Brasileiro