PESQUISA DO ACERVO DE CRÍTICAS DE ARTE DE ADALICE ARAUJO, PUBLICADAS EM JORNAL, NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO MACPR

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Aluno de Iniciação Científica: Andreia Pereira dos Santos (IC-Voluntária)

Curso: Artes Visuais - Bacharelado (T)

Orientador: Paulo Roberto de Oliveira Reis

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80301037


RESUMO

O texto crítico se relaciona diretamente com o meio cultura ao qual está inserido, este trabalho teorico perpassa muitas vezes pela coleta de dados, descrição de um meio cultural datado, para um ajuizamento estético do qual se lança mão de todo seu aporte de conhecimento afim de se relacionar, se expressar ao publico. Esta pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre Expressionismo e Neoexpressionismo paranaense dos anos 80. A expressão é uma forma subjetiva de comunicação inata ao ser humano, no campo das artes, tambem, nota-se que o expressionismo sempre esteve ao longo da historia da arte se modificando ou se aglomerando a novos conceitos e assim permanecendo ao longo da historia. O trabalho centraliza nas discussões críticas de Adalice Araujo, sendo que para analise se aterá a textos críticos publicados na Gazeta do povo e demais fontes críticas e históricas. A pesquisa vem como mais uma afirmativa da importância de se teorizar trabalhos artísticos, que a principio consistia em um levantamento das críticas de arte da pesquisadora Adalice Araújo durante os anos 85 a 90, publicadas no jornal Gazeta do Povo, e tinha por o intuito de Identificar artistas, críticos, teóricos citados como referencia nas críticas e se obteve como resultado inicial uma planilha com dados bibliográficos: data da crítica, título, artistas, críticos, teóricos, etc, citados em suas críticas. Utilizando-se como objeto de pesquisa, artistas paranaenses citados no texto crítico: Expressionismo paranaense na 18º Bienal de São Paulo, de Adalice Araujo Gazeta do Povo, 1985. Se poderá constatar com tal pesquisa ambiguidades não somente entre dois movimentos artísticos como também entre, internamente, em uma geração. Enfim este texto vem para abrir mais um parêntese dentro do campo de pesquisa crítica.

Palavras-chave: Crítica de Arte, Expressionismo Paranaense, Adalice Araújo