ENUNCIAÇÕES CORPÓREAS: REPRESENTAÇÕES DE NUS FEMININOS E MASCULINOS SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO

1332

Aluno de Iniciação Científica: Ana Paula Aguiar Clemente (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Artes Visuais - Bacharelado (T)

Orientador: Stephanie Dahn Batista

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80301037


RESUMO

Esta análise busca investigar as inscrições históricas e culturais que se aplicam nas representações do corpo como objeto de arte, focado mais precisamente nas questões de gênero. Nosso olhar é direcionado a estudos e obras de arte que contém representações de corpos nus femininos e masculinos dos acervos públicos do Museu Oscar Niemeyer e Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Os 133 nus encontrados no acervo do MON de 26 artistas são realizados nas linguagens da pintura, gravura e desenho desde o início do século XX até a década de 70, época em qual os corpos em representação ganharam um tom mais provocativo. O interesse central foi identificar através da análise de corpos nus como as relações de poder são construídas no campo imagético e de que forma estas construções discursivas se infiltram na arte. Uma das perguntas que conduz a pesquisa é: como os gêneros são representados e que símbolos lhe são atribuídos nas representações corpóreas em que o corpo tem como artifício apenas sua nudez e seus gestos para definir sua identidade? O trabalho terá a perspectiva teórica de gênero como condutor analítico e observará o corpo como objeto de construções sociais, seguindo essencialmente os conceitos da filósofa existencialista Simone de Beauvoir e da pós-estruturalista Judith Butler ora em consonância, ora contrapostos aos conceitos de relações de poder do filósofo Michel Foucault. Os conceitos que dizem respeito ao corpo serão guiados pelos referenciais corporais do filósofo Yves Michaud que categoriza os imaginários corpóreos do século XX em três grupos, que são eles: Corpo mecanizado, corpo desfigurado e corpo de beleza. Os corpos nus encontrados são em sua grande maioria de mulheres, porém não é possível encontrar um padrão para as representações. Outra questão que está muito presente nas representações é o erotismo, seja através de insinuações ou de obras extremamente provocadoras. A questão do erotismo será observada com cautela, por ser uma percepção de um lado subjetiva e de outro lado coletiva. Em muitos casos é o olhar do espectador que traz a tona o lado erótico implícito na imagem. Portanto como a interpretação que o ser humano tem do mundo está em constante mutação, buscaremos resgatar o olhar que se tinha sobre o corpo na época em que as representações foram criadas. Com o auxílio de jornais e revistas da época, texto-imagem, tentaremos reconstruir os ideais corpóreos do passado.

Palavras-chave: Corpo, Gênero, Arte