PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS E ESCOLARES: O QUE PROPÕEM OS PESQUISADORES-EDUCADORES DA ANPAP?

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Aluno de Iniciação Científica: Juliana Dellê Madalosso (PIBIC/CNPq)

Curso: Artes Visuais - Bacharelado (T)

Orientador: Consuelo Alcione Borba Duarte Schlichta

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80300006


RESUMO

O Projeto de Iniciação Científica "Processos de Mediação em Espaços Culturais e Escolares" insere-se nos Grupos de Pesquisa: Educação e Marxismo e Artes Visuais: Teoria, Educação e Poética, da UFPR. Em 2012 realizou-se uma ampla pesquisa sobre a categoria da mediação, buscando apreender sob quais perspectivas este conceito é pensado e proposto nos artigos publicados nos anais da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas –, entre os anos de 1999 e 2012. Nesta pesquisa, investigou-se prioritariamente os seguintes anais: 13º Encontro (2004), 14º Encontro (2005), 18º Encontro (2009) e 19º Encontro (2010). Primeiramente, em uma análise quantitativa dos artigos, observou-se que, no total de 189 textos analisados, a categoria mediação foi citada em 52 trabalhos. Cruzando dados entre os diferentes anais notou-se um crescente interesse pela categoria nos últimos anos, como comprova o seguinte fato: no ano de 2010 foi citada 118 vezes, em 19 artigos e no ano de 2011, 187 vezes, em 32 artigos. Em segundo lugar, a partir da pesquisa quantitativa, a investigação teve como foco o conceito de mediação presente nesses artigos. A análise dos conceitos mais específicos, tal como sistematizados pelos investigadores, possibilitou identificar quatro concepções: na primeira, a mediação é compreendida como um sistema tecnológico, ou seja, como uma relação homem-tecnologia, que exige instrumentos externos, como as novas mídias; na segunda, a mediação é abordada como uma metodologia para o ensino de arte ou como um conjunto de ações educativas, voltadas para os espaços museológicos. Ao contrário da concepção anterior, a mediação é vista aqui como meio e, portanto, não depende de instrumentos externos. A terceira perspectiva evidencia um entendimento da categoria como relação, que se estabelece entre sujeitos e o objeto artístico. É pensada, nesse sentido, como uma relação horizontal entre diferentes atores. Por último, a mediação é vista como uma intervenção pedagógica. Neste caso, enfatiza-se a ação do educador, como sujeito que intervém no processo. Enfim, ainda que parciais, os resultados desta pesquisa contribuem para o avanço do estado da arte, no caso, para um entendimento mais rigoroso da práxis da mediação em espaços museológicos e/ou escolares.

Palavras-chave: Mediação, Anais da ANPAP, Espaços Culturais e Escolares