PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS E ESCOLARES: INVESTIGANDO A CATEGORIA NOS ANAIS DA ANPAP

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Aluno de Iniciação Científica: Jéssica Cristina Braga (PIBIC/CNPq)

Curso: Artes Visuais - Licenciatura (T)

Orientador: Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80300006


RESUMO

A pesquisa apresentada reúne análises dos artigos publicados nos Anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), mais especificamente, as investigações elaboradas pelos pesquisadores do Comitê de Educação em Arte. Esta pesquisa tem por objetivo explicitar o conteúdo e as formas de mediação presentes nos espaços escolares e culturais, a exemplo dos museus. Nestes artigos buscou-se apreender os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a práxis dos educadores e/ou mediadores em espaços escolares e/ou museológicos. Os encontros ocorrem desde 1988, no entanto, nesta pesquisa debruçou-se mais detidamente sobre 6 anais correspondentes aos anos de 2012 (21º Encontro), 2011 (20° Encontro), 2008 (17º Encontro), 2007 (16º Encontro), 2006 (15º Encontro) e 1999 (10º Encontro). Destes, somou-se um total de 306 artigos, nos quais se encontrou a categoria mediação citada em apenas 95 trabalhos, correspondendo a 31% do total de trabalhos. Este dado comprova que a categoria carece de maiores investigações, o que exigiu a continuidade da pesquisa. A princípio, realizou-se uma análise quantitativa; em seguida, procedeu-se um estudo qualitativo objetivando encontrar as significações implícitas à categoria abordada. Detectou-se, ainda, que o tratamento da categoria é dado em quatro sentidos mais freqüentes, a saber: o primeiro, a mediação, como um sistema tecnológico, ou seja, uma relação homem-tecnologia, uma relação que exige instrumentos externos, a exemplo, das novas mídias; o segundo, a mediação como uma metodologia para o ensino de arte ou para ações em espaços museológicos. Ao contrário do sentido anterior, a mediação é o meio e, portanto, não depende de instrumentos externos. O terceiro sentido evidencia um entendimento da categoria como relação, que se estabelece entre sujeitos e o objeto de arte. É pensada como uma relação horizontal entre diferentes atores. Por último, a mediação é vista como intervenção pedagógica. Neste caso, enfatiza-se a ação do educador, como sujeito que intervém no processo. Em síntese, esses quatro sentidos amiúde caracterizam-se por: uma relação que prescinde da tecnologia; outra que tem como foco a obra de arte, aquela que se dá na relação entre sujeitos e, por fim, como ação/intervenção. A partir dos dados analisados nota-se que há um crescente desenvolvimento de pesquisas sobre os processos de mediação ao longo desses anos.

Palavras-chave: Mediação, ANPAP, Arte