TANGO ARGENTINO E MARGINALIZAÇÃO

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Aluno de Iniciação Científica: Daniel Freire da Silva (IC-Voluntária)

Curso: Artes Visuais - Bacharelado (T)

Orientador: Hugo Daniel Mengarelli

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80300006


RESUMO

Pretedemos nessa pesquisa desenvolver um longa metragem, documentário, que retrata a origem do tango e sua relação com a marginalização. A partir daqui vamos ao encontro da ralação da marginalização como metáfora da Conquista. Isto nos obrigou a entrar em contato direto com campos, afim de obter o conhecimentos teóricos e técnicos necessários para a realização do projeto. Para isso estivemos trabalhando durante seis meses junto a compania de teatro da Universidade Federal do Paraná "Palavra Ação" na montagem da peça teatral "Um Olhar Brechtiano" experiênica que propiciou o desenvolvimento de questões técnicas como iluminação, sonoplástia, cenografia, montagem, ritmo e adaptação. Também no discurso da peça tratou de temas que foram de grande valia para um olhar reflexivo sobre a própria obra que desenvolvemos. Paralelamente a peça dentro do curso de Artes Visuais está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo a disciplina de Projetos Avançados em Cinema, a qual tem a frente o Professor Orientador Hugo D. Mengarelli, a disciplina mostra nesses três anos um avanço consideravel no que diz respeito também a questões técnicas de filmagem, construção de roteiros, pesquisa e adaptação, a finalidade desse projeto seria a produção de diversos curtas metragens, nos preparando para a produçao de nosso longa metragem. Para encontrar um caminho que nos conduza ao entendimento da marginalização de nossos povos, a psicanalista Montevechio desenvolve o princípio da identidade negativa pela qual nossos povos conquistados deveram passar para sobreviver. Essa identificação ao conquistador (identificação negativa) não foi sem suas consequências, a principal foi a perda de suas culturas e simultaneamente esse ingresso forçado para a outra não foi totalmente, existindo até hoje, o que poderíamos chamar da relação de "Casa Grande, Senzala".

Palavras-chave: Tango, Marginalização, Argentina